A goleada sobre o Tolima por 7 a 1 fez com que muitos rubro-negros acionassem a memória em busca da ultima vez que o Flamengo havia feito tantos gols em uma só partida. Se não fosse pelo Google, poucos teriam a capacidade de responder tal questionamento. É que faz tanto tempo e muita coisa mudou no mundo então.
Por isso, vamos voltar ao século passado. Há 8119 dias, o Flamengo vencia o Friburguense por 7 a 1, no Maracanã. Era 13 de abril de 2000, e a Taça Guanabara movimentava o Rio de Janeiro naquele longínquo mês. Nesse sentido, o lateral Athirson foi o artilheiro daquele duelo, com três gols. Reinaldo, duas vezes, Iranildo bem como Leandro Machado completaram o marcador. Por fim, Bidu descontou para o time de Nova Friburgo. Você se lembrava? Provavelmente não…
Leia Mais: Cifras milionárias: Flamengo enche o cofre avançando na Libertadores
De lá para cá, muita coisa mudou. No vídeo acima, com os gols da partida contra o Friburguense, podemos, por exemplo, matar as saudades da nostálgica Geral do Maracanã.
O Vasco da Gama ainda era um rival à altura, e além disso aquele fantástico gol do Pet ainda não tinha levado à loucura milhões de flamenguistas neste universo. Só existia em um mundo paralelo, em algum minuto 43 perdido por aí entre o espaço e o tempo.
A família Scolari, aliás, ainda não havia se reunido na Coreia nem no Japão, e o Brasil continuava tetra-campeão mundial, se perguntando quando iria sair da fila novamente.
Romário, Zidane, Figo, Rivaldo, Batistuta, Puyol, Pirlo, Beckham, Schevchenko, Henry, Nesta, Kluivert, Raúl, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, por exemplo, eram ídolos da garotada, que naquela época ainda jogava muita bola na rua, apesar do avanço tecnológico cada vez mais veloz dos Nintendos, celulares, e computadores.
Internet engatinnhava
Aliás, em 2000, apenas 248 milhões de pessoas tinham acesso à internet, o equivalente a 4% da população mundial. Conexões discadas, com modens ruidosos, tornavam a experiência um exercício de paciência. Fazia-se isso em pesados computadores de mesa. Pesquisava-se em sites como o Cadê, o Altavista e o Yahoo. Quem queria publicar, tinha um blogue. A principal funcionalidade era o e-mail, vejam só.
O mundo ainda não tinha passado pelo 11 de setembro em Nova York. Mas já havia enfrentado o temido bug do Milênio, que acabou não mostrando ao que veio. Diferentemente de Pedro, que já estava aqui desde 1997, e com três aninhos de idade não fazia ideia que um dia estaria em campo, vestindo o Manto Sagrado e ajudando a quebrar uma longa escrita.
Com Pedro, caiu por terra outro tabu
Outro dado sobre os números desse jogo merece registro. A última vez que algum atleta do Flamengo marcara quatro gols numa partida havia sido em fevereiro de 2014, quando da goleada do Rubro-Negro por 5 a 2 sobre o Macaé, pelo Estadual, em Volta Redonda.
Naquele confronto, Hernane levou o goleiro adversário a buscar a bola na rede quatro vezes. Negueba marcou também pelo Fla na vitória sobre o Macaé.