A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) divulgou na noite deste domingo (27) as datas dos dois jogos finais do Campeonato Carioca 2022. Como esperado, as datas foram antecipadas por pedido do Flamengo, que precisa viajar para Lima, no Perú, para jogar a estréia na fase de grupos da Libertadores 2022. O Rubro Negro enfrenta o Sporting Cristal, no dia 3 de abril.
Leia Mais: Medo? Tricolores projetam final do Cariocão: “Se jogar assim contra o Flamengo…”
Confira a imagem:
O jogo de ida está marcado para quarta-feira (30), às 21:40, no Maracanã. O jogo terá mando de campo do Flamengo. O segundo jogo está marcado para o sábado (2), ainda sem horário definido, com mando de campo do Fluminense.
Times chegam em igualdade na final
O regulamento do Campeonato Carioca 2022 garantia vantagem de jogar por dois resultados simétricos para Fluminense contra o Botafogo e Flamengo contra o Vasco. O Rubro-Negro não necessitou da vantagem e venceu os dois jogos por 1 x 0. Já o tricolor teve que suar frio para garantir a vaga com um gol aos 51 do segundo tempo, quando perdia por 2 x 0 e estava sendo eliminado pelo Botafogo (após ter vencido o primeiro jogo por 1 x 0).
Na final, porém, não há qualquer vantagem. Em caso de empate, a decisão será nos penaltis.
Flamengo não perde final de Carioca desde 1989
Trinta e três anos! Esse é o período de tempo desde que o Flamengo perdeu a ultima final de Campeonato Carioca. Foi em 1989 que o Rubro-Negro saiu derrotado pela ultima vez. O gol de Maurício encerrou o jejum de 21 anos sem títulos do Botafogo. Depois disso, o Flamengo até ficou em segundo lugar no Estadual, mas por causa das frequentes mudanças de fórmulas, não perdeu uma final.
O Flamengo venceu 5 dos últimos 10 campeonatos cariocas. Com 37 conquistas, o Rubro-Negro lidera de longe a contagem geral, contra 31 títulos do Fluminense, 24 do Vasco e 21 o Botafogo.
O título em 2022 também vai significar a conquista do primeiro tetracampeonato estadual do Flamengo. Relembre a seguir os títulos de 2020 e 2021, o bi-vice do Fluminense.