A edição do Mundial de Clubes disputada pelo Fluminense em 2023 será a última no atual formato. Além do Mundial a cada quatro anos, a Fifa decidiu continuar com o atual torneio que reúne os campeões de cada continente ano a ano. No entanto, com algumas diferenças bem significativas.
Até o nome do torneio sofreu alteração. Em reunião em do Conselho em Jedá, na Arábia Saudita, ficou definido que o atual Mundial de Clubes vai passar a se chamar ‘Copa Intercontinental’. Dessa forma, o Mundial de Clubes passa a ser considerado como o de 32 equipes a cada quatro anos.
Leia mais: Flamengo pode receber valor inacreditável para jogar Mundial de Clubes em 2025
O torneio internacional vai seguir acontecendo anualmente, ao contrário do novo Mundial de Clubes. No entanto, com mudanças avassaladoras. Os clubes europeus vão entrar direto na final. Ou seja, todos os outros clubes campeões continentais precisarão lutar por uma vaga entre si.
Ao contrário do que vinha acontecendo, o campeão da Libertadores não entra mais na semifinal. No novo formato, os clubes precisarão passar pelas quartas de final. O chaveamento começa contra o campeão da Concacaf. Ou seja, a fase vai determinar quem defende a América no torneio.
A mudança retira a presença do país-sede. Assim, não haverá time anfitrião. Na semifinal, o representante da América pega o representante da Ásia, Oceania ou África, que disputam uma vaga entre si.
Com temporada ruim, Flamengo desperdiçou última chance de jogar Mundial entrando na semifinal
O ano do Flamengo foi muito aquém do esperado. O time iniciou a temporada se preparando para o Mundial de Clubes, em fevereiro. Mas a participação não foi a que o torcedor imaginava. Na semifinal, o clube caiu para o Al Hilal. A derrota foi por 3 a 2.
Na decisão de quarto lugar, o Flamengo enfrentou o Al Ahli. A vitória foi por 4 a 2 e o time conseguiu encerrar a participação de forma um pouco mais digna, apesar das circunstâncias.
Em 2023, o Fluminense venceu a Libertadores no Maracanã e joga o Mundial de Clubes. O rival do Flamengo enfrenta exatamente o Al Ahli na semifinal. Se avançar, o provável adversário é o Manchester City. É a última vez que um campeão da América inicia o torneio entrando na fase semifinal.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Piada! Corinthians ameaça ir à Justiça contra o Flamengo
- Bi da América: os 9 gols de Gabigol na Libertadores 2019
- Landim quer colocar Calleri no Flamengo, diz jornalista
- Flamengo voltará aos EUA para pré-temporada e tem adversário confirmado
- Pinola: por onde anda e como conviveu com falha no gol de Gabigol