A FIFA anunciou nessa terça-feira (14) que o Mundial de Clubes terá um novo formato a partir de 2025. Com 32 clubes, o evento se tornará quadrienal. A entidade já tem um local favorito para ser a sede da primeira edição, que acontece daqui a dois anos e meio, em junho/julho de 2025
De acordo com o jornalista Marcel Rizzo, do UOL, a FIFA enxerga o Mundial de Clubes com 32 equipes como um evento preparatório para a Copa do Mundo de seleções. Por isso, o evento deve acontecer exatamente um ano antes da principal competição do futebol mundial.
Leia Mais: ‘Eu tenho…’, joia do Fluminense responde se jogaria no Flamengo
Sendo assim, o primeiro Mundial de Clubes da FIFA com 32 equipes tem os Estados Unidos como local favorito para receber os jogos. A escolha pode ocorrer pois a Copa do Mundo de 2026 será realizada na América do Norte, com sedes no México, Canadá, mas principalmente nos Estados Unidos.
Como ainda faltam mais de dois anos para a realização do primeiro Mundial de Clubes com 32 equipes, a FIFA não tem pressa para definir a sede da primeira edição. A entidade quer conversar com potenciais parceiros comerciais e ver que tipo de exigências eles podem fazer
Mundial será evento preparatório para a Copa do Mundo
Ainda não há definição de como as entidades conftinentais vão decidir que clubes vão se classificar para o novo Mundial de Clubes . A FIFA já anunciou que as escolhas ficarão a cargo das Confederações continentais. Atualmente, a Conmebol possui um ranking que elenca todos os clubes de acordo com suas participações em competições continentais. O Flamengo ocupa a terceira colocação, atrás de River Plate e Palmeiras.
Para o Mundial de Clubes com 32 times, a FIFA já dividiu as vagas. São elas: UEFA (12), Conmebol (6), Concacaf (4), CAF (4), AFC (4), OFC (1), País Sede (1). A entidade mundial não informou sobre fórmula de disputa, mas pode-se imaginar que haja uma fase de grupos com oito grupos de quatro equipes. Após jogos em turno único, os dois melhores de cada grupo se classificam para as oitavas de final.