O técnico Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo em abril rodeado de expectativas, mas acumulou resultados ruins e foi demitido em setembro. O trabalho do argentino decepcionou não só os torcedores e dirigentes, mas também o grupo de jogadores. Em entrevistas recentes, Filipe Luís, Gabigol e Rodrigo Caio expuseram a frustração com o treinador.
Jorge Sampaoli é adepto de um estilo de jogo ofensivo e era apontado por muitos como o nome ideal para comandar o elenco rubro-negro. Mas a equipe foi muito irregular sob seu comando, principalmente nos jogos decisivos, e o trabalho fracassou. O time conquistou 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas em 39 jogos, com 63 gols marcados e 41 sofridos.
Leia mais: Especialista faz previsão ousada sobre folha salarial do Flamengo
Estudioso de futebol e com desejo de se tornar treinador, Filipe Luís afirmou que já acompanhava os times de Sampaoli. Ele lembrou a dificuldade que o Santos treinado pelo argentino impôs ao Fla em 2019 e disse que acreditava em grande trabalho. No entanto, afirma que o time não entendeu a metodologia de trabalho.
“Eu sigo o Sampaoli desde 2017 (…) Sempre pensei que fosse um cara interessante, pelo jeito que joga. Passou um tempo, ele foi para o Santos, em 2019 os jogos mais difíceis do Flamengo foi contra o Santos (…) O Flamengo errou em trazer o Sampaoli? Na minha opinião, não. Aonde eu via o cara jogar, o time dele jogava para caramba. Quando ele chegou, pensamos que o time iria voar, estávamos perdendo. Mas o time oscilou, não entendeu a ideia”, disse Filipe.
Gabigol seguiu a mesma linha de Filipe Luís ao analisar a passagem do argentino pelo Mais Querido. O Camisa 10 disse que apreciava as equipes do treinador antes do Flamengo e imaginava o time emplacando goleadas.
“Sempre tive muita curiosidade de trabalhar com ele (Sampaoli). Eu achava que a gente ia ganhar de 15 a 0 todo jogo. É um estilo de jogo que me agrada”, disse Gabigol, em entrevista ao podcast PodPah.
De saída do Flamengo, Rodrigo Caio revela decepção com Sampaoli
Rodrigo Caio jogou apenas duas partidas com Sampaoli, ambas como reserva, e passou seis meses sem entrar em campo com o técnico. O zagueiro, no entanto, revela que imaginava algo muito diferente quando soube que o treinador acertou com o Flamengo.
“Quando o Sampaoli chegou, as perspectivas eram das melhores. Pelo estilo de jogo dele, pelo meu estilo, eu achei que as oportunidades iam surgir. Não que eu tivesse que ser titular, isso você conquista nos treinamentos e nos jogos.”
Rodrigo passou por muitas lesões em sua passagem pelo Fla, mas garante que não teve problemas físicos em 2023. Mas nem mesmo a boa forma física foi o suficiente para convencer Sampaoli que, segundo o atleta, indicava nos treinamentos que não iria utilizá-lo.
“Não tinha nenhuma perspectiva. Teve treinamento que eu sabia que independentemente do que eu fizesse, eu não ia jogar. E falava: ‘Pessoal, estou aqui por vocês. Pelo respeito que temos um pelo outro. Por aproveitar o que construímos e é difícil viver novamente”, diz Rodrigo Caio.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson
- Flamengo coloca mensagem subliminar com provocação ao Vasco em anúncio de projeto do estádio
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo