O domingo promete fortes emoções para o torcedor rubro-negro. Ídolos históricos do clube, Rodrigo Caio e Filipe Luís entram no Maracanã pela última vez como jogadores do Flamengo, às 16h (horário de Brasília), contra o Cuiabá. O Mais Querido prepara uma série de homenagens aos jogadores, que deixam o Mengão ao final da temporada.
Filipe Luís anunciou oficialmente a aposentadoria. Com contrato até o final deste ano, o lateral de 38 anos oficializou a decisão em vídeo emocionante, onde diz que se não consegue mais defender o Flamengo, prefere se retirar dos gramados. Já Rodrigo Caio, que conviveu com problemas físicos nas últimas temporadas, irá atuar em outro clube em 2024.
Leia mais: Ex-Flamengo: Matheus Sávio faz reta final impecável e salva Kashiwa do rebaixamento
Entrando no clima de despedida, o MRN relembra a trajetória dos dois craques do Flamengo. Veja abaixo.
Rodrigo Caio
Um dos melhores zagueiros do país com a camisa do São Paulo, Rodrigo Caio já era jogador de Seleção Brasileira, e quase teve outro destino ao invés do Flamengo. No final de 2018, o zagueiro chegou a fazer exames no Barcelona, mas o clube espanhol optou pela contratação do colombiano Murillo, e encerrou as negociações com o São Paulo.
E foi aí que o Flamengo entrou na jogada. No dia 29 de dezembro de 2018, o Rubro-Negro anunciava a sua contratação, o primeiro reforço do time que entraria para a história à partir de 2019. A transferência junto ao São Paulo custou cerca de R$22 milhões, por 45% dos direitos econômicos de Rodrigo Caio.
O craque, que não vivia o seu melhor momento pelo São Paulo, era contestado por parte da torcida tricolor. No Flamengo, no entanto, Rodrigo não deu tempo para qualquer dúvida. Desde o início da sua passagem acumulou grandes atuações e, com o espírito de liderança e a sua raça característica, encantou a Nação.
Pelo Flamengo foram 151 jogos em cinco temporadas, com seis gols marcados e 11 títulos conquistados. Um dos melhores zagueiros da história do clube, Rodrigo Caio formou ao lado de Diego Alves, Rafinha, Pablo Marí e Rafinha, a defesa que conquistou a Libertadores após 38 anos.
Filipe Luís
Com títulos de La Liga, Copa do Rei e Liga Europa pelo Atlético de Madrid, da Premier League e da Copa da Liga pelo Chelsea, em 2019 Filipe Luís era um dos grandes nomes da posição no mundo. Com belíssima carreira no futebol europeu, o lateral agarrou a chance de defender o seu clube do coração.
Aos 34 anos, o lateral chegou em junho de 2019, para “realizar o sonho de criança”. A negociação se estendeu por mais de três meses, já que era preciso convencer Filipe a retornar ao Brasil após 14 anos fora do país. Parte dos torcedores chegaram a se irritar com a demora, entendiam que o clube era a “segunda opção” de Filipe.
Em entrevistas recentes, Marcos Braz, que conduziu as negociações, revelou que o lateral tinha o receio da torcida do Flamengo não gostar do seu futebol. Torcida essa que se encantou e se apaixonou rapidamente por Filipe Luís.
Pelo Flamengo, o craque foi peça-chave nos 10 títulos conquistados neste período. Com o Manto Sagrado, foram 175 jogos, com quatro gols, nove assistências. Aos 38 anos, se aposenta como um dos grandes nomes da história clube.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Eleição do Flamengo: Bap entra com representação contra chapa de Dunshee por tentar ‘comprar votos’ com camisa do estádio
- Dhiovanna Barbosa fará aniversário com show de MC Cabelinho em mansão de Gabigol
- Fortaleza tem 10 pendurados que podem ficar fora contra o Flamengo
- Flamengo x Fluminense: horário e onde assistir ao Carioca Sub-15
- Flamengo x Vasco: horário e onde assistir ao Carioca Sub-17