Na partida entre Flamengo e Grêmio pela Copa do Brasil, os torcedores ficaram satisfeitos com a atuação do time. Aliás, dentre os jogadores, é importante destacar os dois laterais, que fizeram uma partida primordial. Ademais, o bom desempenho de Filipe Luís começa a levantar um debate sobre quem merece ser titular, ele ou Ayrton Lucas.
Dessa forma, o MRN comparou as últimas duas partidas de Filipe Luís (contra Fluminense e Grêmio) e as duas últimas de Ayrton Lucas (contra Athletico-PR e América-MG), a fim de ver as principais diferenças entre os jogadores. Além disso, levantar mais uma vez a discussão sobre quem deve ser titular no Flamengo de Jorge Sampaoli: Ayrton ou Filipe?
Leia mais: Notas: Filipe Luís monstro, defesa séria e a fusão Gabigol-BH27 destruiu Grêmio
Estatísticas de Ayrton Lucas e Filipe Luís
Primeiramente, vamos falar sobre Filipe Luís. Na última partida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, o lateral foi bastante elogiado pelos torcedores pela partida primorosa. De acordo com o SofaScore, o lateral de 37 anos acertou 94% dos passes, perdeu a bola apenas 4 vezes em 82 ações e ainda somou 3 interceptações e 3 cortes. Por fim, Filipe também não sofreu dribles na partida e clareou diversas vezes as jogadas, como no lance do segundo gol do Flamengo.
Já na partida contra o Fluminense, ainda que o Flamengo não tivesse vencido a partida, novamente Filipe Luís se destacou de maneira positiva. Assim como contra o Grêmio, o lateral teve 94% de acerto nos passes, 8 bolas recuperadas, 92% dos duelos ganhos (12/13) e 2/2 bolas longas certas.
Por outro lado, Ayrton Lucas teve uma queda na boa fase do começo da temporada. Enquanto alguns atribuem o momento à volta da Seleção, outros creem que o modelo de jogo de Sampaoli não necessariamente favorece o lateral. Conforme dados do SofaScore, o “Beijinho” não fez boa partida contra o América. Ayrton teve 10 perdas de posse em 10 ações com a bola, 94% de passes certos, 3 cruzamentos, mas nenhum preciso, 1 desarme e 1 interceptação.
Enquanto contra o Athletico-PR, mesmo que a nota fosse maior que contra o América-MG (6,8 x 6,4), o lateral errou mais em alguns pontos. Ayrton Lucas fez 1 corte, 1 interceptação e 2 desarmes. Além disso, perdeu a posse 12 vezes em 71 ações com a bola e teve 83,7% de acerto nos passes, porém, com um passe decisivo. Ademais, ainda finalizou duas vezes: uma na trave e uma pra fora.
Quem deve ser titular?
Mesmo que os números recentes de Filipe Luís sejam melhores, a forma física do lateral pesa, principalmente com 37 anos. Ainda assim, o experiente jogador mostrou que pode ser titular em diversas partidas, como as das copas ou jogos menos físicos do Brasileirão. Para jogar com Bruno Henrique, Filipe pode ser a melhor opção. Todavia, vai depender do estilo de jogo do Sampaoli, que gosta de laterais mais agudos.
Para a partida de volta contra o Grêmio, no dia 16/8, Sampaoli não terá Wesley pela direita, já que o lateral irá cumprir suspensão por cartão amarelo. Logo, pode ser uma boa jogar com Ayrton Lucas no lugar de Filipe Luís, diferentemente da primeira partida. Ayrton pode jogar mais avançado, como foram os primeiros jogos da temporada na sombria era de Vitor Pereira, na qual o lateral se destacou e foi, posteriormente, chamado para a Seleção Brasileira.
É possível também que, com menos ofensividade na lateral direita, Luiz Araújo possa aparecer entre os titulares, fazendo a ofensividade por aquele lado ao invés de BH, que faz uma boa dobradinha com Filipe Luís. Com Ayrton Lucas, Sampaoli deve utilizar de Gerson mais avançado e Cebolinha como opção.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Carlos Alcaraz posta frase motivacional em rede social
- Eleição do Flamengo: Bap entra com representação contra chapa de Dunshee por tentar ‘comprar votos’ com camisa do estádio
- Dhiovanna Barbosa fará aniversário com show de MC Cabelinho em mansão de Gabigol
- Fortaleza tem 10 pendurados que podem ficar fora contra o Flamengo
- Flamengo x Fluminense: horário e onde assistir ao Carioca Sub-15