Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado (16), às 21h, no Maracanã, em jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca. Com vantagem após vitória por 2 a 0 no primeiro clássico, o Mengão obriga o rival a vencer por três ou mais gols de diferença para conseguir classificação, resultado que aconteceu apenas em 5% dos 451 Fla x Flu da história.
Apenas 24 dos 431 clássicos que foram disputados em 112 anos, já que o primeiro foi em 1912. Números que ficam ainda mais favoráveis se reduzidos para recorte do século 21. Isso porque o Rubro-Negro só sofreu reveses por diferença de três ou mais gols em sete das 103 partidas, sendo que cinco desses jogos aconteceram entre 2003 e 2008. Isso significa que o Fluminense aplicou a vantagem em somente dois confrontos dos últimos 15 anos. Os dados são do portal “Flaestatística”.
➕: Landim pode voltar a ser presidente para inaugurar estádio, diz Mauro Cezar
Vale ressaltar também que três desses setes jogos foram por partidas que decidiram título ou classificação, enquanto as outros quatro não era decisões. Ou seja, o Fluminense encontra ainda mais dificuldade para ter dominância e conseguir placares elásticos contra o Mengão em partidas importantes.
O rival venceu semifinal do Carioca por quatro gols em 2003 e, dois anos depois, foi campeão da Taça Rio 2005. Foram 18 anos sem conseguir repetir o feito até chegar na final do Estadual de 2023, quando virou o placar com resultado de 4 a 1. Partida que inclusive está sendo usada pelo técnico Tite e jogadores para manter o nível de foco nesta temporada.
Todos os outros jogos citados do século 21 aconteceram em rodadas da fase de pontos da Taça Guanabara ou da Taça Rio, mas que não definiram eliminação ou saída do time da zona de classificação.
Já em relação aos jogos do século passado, foram 17 vitórias do rival por três gols ou mais em 328 jogos. Dessas, sete foram por torneios ou partidas amistosas e não valiam nem mesmo os pontos de um torneio de pontos corridos. Além disso, não há informações sobre fase de três clássicos pelo Carioca entre 1918 e 1926.
Portanto, diante histórico e do domínio que o Flamengo teve nos dois jogos contra o Fluminense nesta temporada, principalmente no último sábado (9), é possível afirmar que uma virada do rival e a eliminação do Mengão do Carioca é um cenário pouquíssimo provável se comparado com a classificação do Fla.
Flamengo tem ampla vantagem no histórico geral contra o Fluminense
Os números do Flamengo não são favoráveis apenas em relação a vantagem do Carioca, mas no retrospecto geral do clássico. A vantagem é tão expressiva que o Fla x Flu tem menos vitórias do Fluminense do que empates ao longo da história.
São 165 vitórias do Mais Querido, 144 empates e 141 triunfos do Fluminense. Que dão ao time um aproveitamento de 47% contra o rival e contribuem para representar a distância que o Flamengo abriu para cada um dos rivais ao longo do tempo.