O padroeiro do Mengão estará presente na avenida nesta terça-feira (21). A Fla Manguaça vai desfilar no carnaval do Rio de Janeiro pela Série Bronze, o que equivale a quarta divisão da festa carioca. Oriundo da Torcida Organizada Fla Manguaça, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Fla Manguaça foi fundado em 2020 e começou a disputar o Grupo de Avaliação em 2021.
Em 2022, a agremiação então foi campeã e subiu para a Série Bronze, onde também disputa a Imperadores Rubro-Negros, que homenageou Nunes na avenida.
A escola será a terceira a desfilar na Estrada Intendente Magalhães e sua participação está prevista para às 21h20 (Horário de Brasília). Mas a concentração acontece às 18h00 na Av. Ernani Cardoso, em Cascadura. Vale lembrar que a Fla Manguaça começou como bloco de carnaval, assim como a grande maioria das escolas desse nível de competição.
Leia Mais: Santo rubro-negro: padre conta relação entre São Judas Tadeu e os torcedores do Flamengo
A campeã do Grupo de Avaliação de 2022 vai homenagear São Judas Tadeu com um enredo que cita ainda Orixás e Jesus, mas a grande identificação da fé rubro-negra vem do santo das causas impossíveis. Em entrevista exclusiva ao MRN, o padre Waldecir Gonzaga, diácono do Santuário São Judas Tadeu, em Cosme Velho, chegou a comentar essa relação dos flamenguistas com o santo.
“O pessoal vem, participa da missa, vai à gruta de São Judas Tadeu, acende velas, faz a oração. Fica em silêncio de joelhos na igreja. Traz bandeira do Flamengo e objetos do time para que a gente possa abençoar”, declarou no último dia do flamenguista, que acontece quando também é comemorado o dia do santo, em 28 de outubro.
Confira o samba-enredo da Fla Manguaça em homenagem a São Judas Tadeu:
Os autores do samba-enredo são Dudu Botelho, Leonardo Bessa, Franco Cava, Leandro de Deus e Marquinhos Chaves. Além disso, Hudson Luiz e Julia Alan são os intérpretes da escola de samba.
Presidente da Fla Manguaça explica São Judas Tadeu e comenta carnaval de 2023
O presidente Felipe Amorim falou sobre o desfile nas redes sociais na Fla Manguaça e explicou a escolha pelo tema: “São Judas Tadeu é devoção, fé, esperança. Santo das causas impossíveis. Tem tudo a ver com a gente, com o nosso projeto e de como criamos a escola. Vai dar samba”.
Felipe espera ainda poder superar o carnaval de 2022. Isso porque com a vitória, vem grandes expectativas e para competir em um nível maior, é preciso fazer tudo maior.
“Superar 2022. A gente ganhou. Temos a responsabilidade de fazer algo maior do que fizemos no último carnaval. Quando fazemos algo grande, a gente puxa a nossa régua para cima. A nossa expectativa é fazer algo maior e mais bonito”, conta.
O mandatário admitiu que não vai ser fácil bancar todo o investimento necessário para fazer um bom desfile. Mas se São Judas Tadeu é o santo das causas impossíveis, a escola se agarra no padroeira flamenguista na esperança de que tudo dê certo.
“O maior desafio será dobrar a escola. Tamanho de componentes, alegoria, investimento. Tudo em dobro. Ano passado desfilamos com 350 pessoas, esse ano serão 700. Dobro de fantasia, de carro, de gente. A maior dificuldade será viabilizar esse carnaval e estruturar na altura que queremos fazer. Mas São Judas Tadeu vai nos ajudar”, finaliza.