Nesta quarta-feira (05), Flamengo e Palestino se enfrentam pela segunda fase da Copa Sul-Americana. Os chilenos bateram o Atlético Venezuela nos pênaltis para chegar à etapa atual, já os brasileiros ficaram na terceira colocação após a dolorosa eliminação na Copa Libertadores.
Em momento bom no ano, o Fla vem embalado por três vitórias consecutivas, sendo a última delas contra o São Paulo, por 2 a 0, no último domingo. Para o duelo contra o Palestino, Zé Ricardo decidiu dar rodagem para o elenco e deixou grandes nomes no Rio de Janeiro.
O Palestino estava de férias, voltou a treinar no dia 19 de junho. A última vez em que entrou em campo foi no dia 21 de maio, na vitória por 1 a 0 contra o Everton-CHI, pela última rodada do Clausura, competição em que a equipe ficou entre os três últimos. O clube chileno vive fase completamente oposta a da vez em que conseguiu o feito histórico de eliminar o rubro-negro na Sul-Americana passada. O elenco que venceu o Flamengo em setembro de 2016 foi praticamente todo reformulado e os novos reforços não chegaram a tempo de serem inscritos na competição continental.
Semana no Ninho do Urubu
O Fla venceu bem o São Paulo da última vez que entrou em campo, mas a sequência desgastante de jogos fez com que Zé Ricardo optasse por poupar alguns dos seus titulares. Nomes como Diego, Guerrero, Pará, Trauco, Márcio Araújo, Juan, Rhodolfo não viajaram, assim como os reservas Conca, Ederson e Matheus Sávio, este último ficou fora da lista dos 30 inscritos.
Com isso, Zé deve dar minutos de jogo para alguns jogadores insatisfeitos no elenco. A ideia de levar os atletas em melhores condições físicas se deve também ao fato de, na leitura do treinador, o Palestino ter um time muito rápido, como é comum entre as equipes chilenas.
O comandante rubro-negro lembrou da eliminação na temporada passada e também para a derrota contra o Universidad Católica na Libertadores deste ano. O estádio do embate desta quarta será justamente no estádio da Católica, onde o Fla perdeu por 1 a 0 com gol no finalzinho de Santiago Silva.
O problema dos resultados fora de casa na Libertadores, fator principal da queda na maior competição entre clubes do continente, não pode se repetir caso o Fla queira voltar a conquistar um título continental.
A vida no Palestino
Os chilenos estão de treinador novo e voltaram de férias há menos de um mês (lembra o San Lorenzo da estreia da Libertadores). O elenco conta com poucos jogadores em relação ao último confronto (um deles é Leonardo Valencia, que marcou o gol que eliminou o Fla ano passado) e vários sub-23. Tudo isso se deve ao período de inscrições para a competição não ter sido favorável ao Palestino, que contratou alguns reforços após a data final de inscrição. Valencia, inclusive, já acabou o seu contrato com o clube e espera mudar de ares brevemente.
Segundo o novo presidente do clube, a folha salarial atual do time é menor do que os 150 mil dólares de 2016. O mandatário ainda brincou que o sonho dele era ter os reservas do Flamengo em seu clube. A soma destes fatores levaram ao sincero presidente a afirmar o grande favoritismo do Mengão, a falar que, apesar de querer repetir o feito, as chances em 2017 são bem menores.
O duelo, que anteriormente seria no Bicentenario La Florida, mudou para o San Carlos de Apoquino, estádio da Universidad Católica. O motivo foi que a Conmebol não aceitou o La Florida e, visando o local que geraria menos gastos, a escolha foi o San Carlos. No entanto, o próprio presidente afirmou que por ser perto da Cordilheira dos Andes, o clima é bem frio e o seu torcedor deve preferir ver o jogo pela TV.
Histórico do confronto
Dois jogos. Ida e volta. Uma vitória para cada lado. Os dois gols dentro do Kleber de Andrade, em Cariacica, colocaram os chilenos na fase seguinte. Agora em situações bem diferentes, o Fla tem um time muito mais forte e o Palestino, aparentemente, um time mais fraco.
Ficha técnica
Palestino x Flamengo
Data: 05/07/2017
Horário: 21h45
Local: San Carlos de Apoquindo
Flamengo (provável escalação): Thiago; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Renê; Rômulo, Cuéllar e Arão; Everton Ribeiro, Everton e Damião. Técnico: Zé Ricardo
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Ivan Nuñez (ARG)
Transmissão: GLOBO (RJ, MG – somente Juiz de Fora, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF) e Tempo Real no @MRN_CRF.
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio para não acabar, e melhorar ainda mais. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN