O Flamengo perdeu para o Atlético-MG por 2×0 neste domingo (19), no Mineirão. O jogo foi válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022. Nacho aos 34 do 1º tempo e Ademir aos 39 do 2º tempo marcaram os gols atleticanos. Com o resultado, o Mais Querido chegou a seis derrotas em 13 jogos e ficou com 15 pontos. O time está provisoriamente na 13ª posição.
Em nenhum momento durante os 90 minutos, o Flamengo competiu com o Atlético. Lento com a bola no pé e desatento sem ela, o Rubro-Negro não foi páreo para um Atlético aplicado e em busca de virar a chave depois de quatro jogos sem vencer. Nem foi tão difícil para os mineiros. Veja como foi o jogo.
Leia Mais: Melhores momentos de Atlético-MG 2×0 Flamengo – 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022
1º Tempo – Lentidão com a bola, desatenção sem ela
Como esperado, o técnico Dorival Junior não inventou na escalação do Flamengo. Sem Bruno Henrique, o treinador colocou Vitinho e repetiu os outros dez jogadores do jogo com o Cuiabá. O time entrou em campo com Diego Alves, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo, Ayrton Lucas; João Gomes, Andreas, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Vitinho.
Não funcionou. A troca de Bruno Henrique por Vitinho é como trocar uma Mercedez do Hamilton em 2021 por um fusca com o carburador furado. O time fica lento, embolado pelo meio e sem criatividade. O Flamengo foi presa fácil para um Atlético há quatro jogos sem vencer e marcando forte para sair da crise.
O primeiro tempo começou truncado, sem chances claras de nenhum dos lados. O Flamengo deu os dois primeiros chutes no gol. Aos dez e aos 11, Andreas primeiro bateu falta frontal, que Everson defendeu e depois no escanteio curto, recebeu na esquerda, invadiu a área e bateu para nova defesa do goleiro atleticano.
Depois disso, muita bola trocada no meio de campo, muita bola esticada e nenhum chute no gol. Aos 32, uma boa tabela entre Arrascaeta e Andreas. O camisa 14 meteu para Gabigol, que trombou e caiu. Vitinho pegou a sobra e bateu prensado, para escanteio.
O Atlético chegou ao gol em uma falha múltipla de atenção da zaga rubro-negra. Primeiro, Andreas Pereira estava fora de posição e não marcou o cruzamento de Arana. No meio da área, nem Rodrigo Caio, nem Pablo disputaram a bola com Keno. Para completar, Ayrton Lucas deixou Nacho livre para marcar no rebote de Diego Alves, que por sua vez rebateu mais uma bola para o meio da área.
Depois disso, mais nada. O Flamengo seguiu lento e o Atlético mais ativo, mas ninguém chegou perto do gol. O primeiro tempo acabou com a clara necessidade de mais velocidade e atenção por parte do Flamengo.
2º Tempo – Dorival achou que ia mudar o jogo com Arão e Marinho
Se o time foi muito mal no primeiro tempo, na etapa final foi abaixo de qualquer condição. Dorival Junior, por algum motivo, achou que ia melhorar o time com Willian Arão no lugar de Andreas Pereira e Marinho no lugar de Vitinho.
Surpresa? Não chegou nem perto de dar certo. Marinho errou absolutamente tudo pela direita e Arão mostrou seu já conhecido desinteresse na marcação. O Atlético inclusive não forçou no segundo tempo. Parecendo satisfeito com o 1×0, Turco Mohammed abaixou as linhas do clube mineiro.
O primeiro chute do Flamengo aconteceu com João Gomes aos 30 minutos. Para fora. Pablo escorou um escanteio da direita, mas a zaga rebateu. Aos 35, Dorival lançou a última cartada. Tirou Gabigol para colocar Pedro e tirou Everton Ribeiro para entrar Lázaro.
O time seguiu nulo no ataque e tomando contra-ataques toda hora. Foi em um desses que o Atlético ampliou. Mariano deu um balão da direita para o meio da área, Hulk escorou e Ademir, livre, emendou para o gol. Fatura liquidada.
O jogo acabou com a torcida do Flamengo tendo uma certeza. Jogando desse jeito, a temporada será catastrófica. Vai cair nas copas e vai brigar para não cair no Brasileiro. Se isso acontecer, o Flamengo vai sofrer sérias consequências financeiras.
É sempre bom lembrar que o orçamento do Flamengo prevê bons resultados em todas as competições para manter um nível de arrecadação. Para quarta-feira, quando os dois times voltam a se enfrentar, dessa vez Copa do Brasil, o Flamengo precisa de uma revolução técnica, tática e anímica.
Flamengo 0x2 Atlético-MG – Lance a lance
1º Tempo
2’ – Vargas (CAM) bate de fora da area. Longe do gol.
10’ – Andreas bate falta frontal que desvia em Nacho. Everson defende
11’ – Andreas recebe escanteio curto, invade a area e bate cruzado. Everson defende de novo para escanteio.
24’ – Jair escapa pela direita e cruza. Rodrigo Caio corta.
25’ – Arana bate da esquerda. Bola bate em Rodrigo Caio e sai pra escanteio.
28’ – Arrascaeta recebe de Andreas e cruza para o meio da área. Vitinho chega atrasado
32’ – Gabigol recebe de Arrascaeta dentro da área, cai e Vitinho bate na zaga para escanteio.
34’ – GOL DO ATLÉTICO – Arana cruza da esquerda, Keno escora para defesa de Diego Alves. Nacho pega o rebote para o gol
40’ – João Gomes bate da frente da area. Bola rebate duas vezes e chega lenta para Everson.
42’ – Hulk invade a area, mas bate encima da zaga. Diego Alves defende.
2º Tempo
3’ – Arrascaeta cobra escanteio da direita. Rodrigo Caio emenda no meio da área para fora.
4’ – Hulk bate falta frontal na barreira
6’ – Arrascaeta recebe na meia lua e bate por cima do gol
9’ – Arrascaeta bate falta da direita, cruzada. Everson defende
13’ – Ayrton Lucas recebe de Everton Ribeiro e cruza da linha de fundo. Zaga corta
15’ – Arrascaeta erra passe. Nacho estica bola para Hulk, que invade a área. Pablo corta antes do chute.
23’ – Arana cruza da esquerda. Direto para fora.
30’ – João Gomes recebe na frente da área e bate para fora.
33’ – Arana bate de fora da area por cima do gol
34’ – Arrascaeta bate escanteio da direita. Pablo escora e a zaga rebate
35’ – Lazaro no Everton Ribeiro e Pedro no Gabigol
37’ – Arrascaeta bate escanteio da esquerda. Rodrigo Caio escora e Nathan joga para escanteio
39’ – GOL DO ATLÉTICO – Hulk escora balão para a área e Ademir emenda no canto de Diego Alves.
40’ – Diego no lugar de João Gomes