O Flamengo perdeu para o Atlético-MG por 2×1 nesta quarta-feira (22), no Mineirão, em Belo Horizonte. Hulk aos seis minutos do 1º tempo e Ademir aos nove do 2º tempo fizeram os gols do Atlético-MG. Lázaro diminuiu para o Flamengo aos 34 minutos do 2º tempo . O jogo foi válido pela rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2022.
Os dois times voltam a se enfrentar no Maracanã, em 13 de julho. Com o resultado, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar para as quartas de final. Vitória rubro-negra por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. Veja como foi o jogo lance a lance.
Leia Mais: Melhores momentos de Atlético-MG 2×1 Flamengo – Jogo 1 das oitavas de final da Copa do Brasil
1º Tempo – Domínio infértil e a tradicional falha na defesa
Dorival Junior escalou o time do Flamengo pensando no confronto como um todo. A idéia era proteger a defesa e ficar mais com a bola para chegar ao Maracanã vivo na disputa pela vaga nas quartas de final. O Rubro-Negro foi a campo com Diego Alves, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Filipe Luís; Willian Arão, João Gomes, Andreas e Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol.
A estratégia funcionou por quase todo o primeiro tempo, menos o momento em que Mariano esticou bola para Hulk e Diego Alves saiu feito um louco para tentar cortar. O atleticano deu um balão e acertou o gol, em jogada de sorte e talento.
Depois do gol, o Atlético recuou e o Flamengo ficou com a bola, mas não conseguiu machucar. Arrascaeta não é atacante e Everton Ribeiro errou quase tudo que tentou. Andreas Pereira tentou correr pelos três, mas também não conseguiu criar grande chances.
Pablo cabeceou para fora aos oito minutos em cobrança de escanteio. Aos 11, Andreas dominou rebote da zaga em cruzamento da direita e bateu no meio do gol. Everson mandou para escanteio. Aos 12, Pablo cabeceou para fora de novo, em cruzamento da esquerda de Andreas.
Aos 16, João Gomes recebeu de Filipe Luís na meia lua e bateu para fora. Aos 20, Andreas bateu falta frontal na barreira e no rebote bateu na zaga, para escanteio. Aos 22, Everton esticou bola para Gabigol no facão pela direita, mas a zaga cortou.
E foi isso. Por 25 minutos, nada aconteceu no jogo além de toques no meio de campo, faltas e ataques interceptados pelas duas defesas. Aos 47, Everton puxou contra-ataque e esticou bola para Gabigol. O camisa nove cruzou, mas com Pedro no banco, sobrou para João Gomes cabecear. Everson defendeu com tranquilidade.
Foi um primeiro tempo de pouco futebol e o Flamengo inofensivo. Para o segundo tempo, ficou a impressão de que com um pouco mais de capricho seria possível levar um resultado interessante para o Rio.
2º Tempo – Novo vacilo e o gol da esperança
O segundo tempo se desenrolou da mesma forma que o primeiro. Nenhum técnico fez alterações no intervalo e o Flamengo seguiu com maior posse de bola, mas absolutamente inofensivo em termos de finalizações.
Assim como na primeira etapa, o Flamengo bobeou em uma saída de bola do Atlético-MG e foi punido com o segundo gol, aos nove minutos. Matheuzinho entregou a bola para Nacho que armou o contra-ataque. Hulk chegou perto da área e levantou par Ademir marcar de cabeça.
Com a tragédia no horizonte, Dorival Junior resolveu arriscar. Aos 20 minutos, trocou Matheuzinho por Rodinei, Everton Ribeiro por Lázaro e Pedro por Andreas. O time seguiu com posse de bola e mais perigoso.
Aos 34, veio a recompensa. Rodinei recebeu bola na ponta direita e cruzou no segundo pau para Lázaro escorar para o gol. Depois do gol do Flamengo, o Atlético ainda chegou com Caleb aos 47 minutos chutando na trave.
O jogo acabou com o confronto indefinido. O Flamengo precisa recuperar seu poder ofensivo. Gabigol vive jejum inédito em sua passagem pelo Flamengo. Everton Ribeiro errou quase tudo que tentou e Arrascaeta fez um dos piores jogos da sua carreira com o manto.
Para 13 de julho, no Maracanã, fica a impressão de que o Flamengo tem totais condições de reverter a vantagem mineira e chegar às quartas de final. Cabe a Dorival Junior equilibrar o time e à Nação Rubro-Negra lotar as arquibancadas e empurrar o time para a vitória.
Flamengo 1×2 Atlético-MG – Lance a Lance
1º Tempo
6’ – GOL DO ATLÉTICO – Mariano estica bola para Hulk que dá balão na saída de Diego Alves e marca.
8’ – Matheuzinho estica bola para Arrascaeta na área. Zaga corta para escanteio.
8’ – Everton cobra escanteio e Pablo cabeceia para fora.
11’ – Andreas domina rebote da zaga e bate no meio do gol. Everson bota para escanteio.
12’ – Andreas pega sobra de escanteio e cruza da esquerda. Pablo cabeceia para fora.
16’ – Joao Gomes Recebe de Filipe Luis na meia lua e bate pelo alto
20’ – Andreas bate falta na barreira e na sobra bate de novo. A bola desvia para escanteio.
22’ – Everton estica bola para Gabigol, mas zaga corta.
47’ – Everton puxa contra-ataque, estica para Gabigol que cruza para João Gomes. Na sobra, Gabigol toca fraco e Everson defende.
2º Tempo
3’ – Hulk invade pela esquerda e cruza para trás. Zaga do Flamengo corta.
9’ – GOL DO ATLÉTICO – Em contra-ataque, Hulk eleva bola para Ademir, que marca de cabeça.
20’ – Rodinei no Matheuzinho, Lazaro no Arão e Pedro no Everton
22’ – Andrea scruza na mão de Everson
23’ – Arana cruza da esquerda e Nacho bate do meio da area. Diego Alves defende.
28’ – Rodinei cruza da direita. Direto nas mãos de Everson
29’ – Ademir bate da entrada da área e Diego Alves defende.
32’ – Ayrton Lucas no Lugar de Filipe Luis, Thiago Maia no Andreas.
34’ – GOL DO FLAMENGO – Rodinei cruza da direita e Lazaro escora para o gol no segundo pau.
46’ – Ayrton Lucas recebe de Pedro que escorou cruzamento de Rodinei e bate para fora.
47’ – Caleb recebe de Ademir e bate na trave.