O Flamengo empatou em 2×2 com o Ceará na tarde deste sábado (14), na Arena Castelão. Willian Arão marcou os dois gols do Rubro-Negro. Mendoza e Nino Paraiba marcaram os gols do Ceará. Com o resultado, o Flamengo chegou a 6 pontos em 6 partidas no Campeonato Brasileiro 2022.
O Mais querido tem 1 vitória, três empates e duas derrotas. O Flamengo volta a campo pelo Brasileirão no sábado (21), contra o Goiás, no Maracanã. Antes disso, o time enfrenta a Universidad Católica, na terça (17), pela Libertadores. Veja como foi o jogo em Fortaleza.
Leia Mais: Melhores momentos Ceará 2×2 Flamengo – 6ª rodada Brasileirão 2022
1º Tempo – Arão artilheiro e a esperada entregada
O Flamengo entrou em campo em um 4-4-2, com Hugo, Isla, Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas; Willian Arão, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascatea, Gabigol e Bruno Henrique. O Rubro-Negro pressionou desde o início. Até o gol aos 7 minutos, o Rubro-Negro chegou quatro vezes. Arrascaeta infernizou pela esquerda junto com Bruno Henrique. O primeiro chute ao gol foi aos 2 minutos. Aos 7, Arrascaeta bateu escanteio pela esquerda. Willian Arão deu a volta por trás da defesa e cabeceou para o gol no primeiro pau. Flamengo 1×0.
Foi ai que o Ceará percebeu que estava jogando em casa e saiu para o jogo. Usando a velocidade dos atacantes, o time da casa chegou aos 12 com Michael batendo de fora da área e aos 15 com Zé Roberto batendo de frente para o gol. Hugo defendeu bem para escanteio.
Aos 25, a famosa entregada do Flamengo. Falta na intermediária defensiva do Ceará e nenhum rubro-negro marcou a bola. Zé Roberto bateu rápido para Mendoza, que invadiu a área e empatou na saída de Hugo. Ceará 1×1 Flamengo.
Com o gramado em petição de miséria e o Ceará baixando o sarrafo, o Flamengo retomou o controle do jogo após o empate, mas muito lentamente. Arrascaeta de novo levou perigo pela esquerda. Mas foi aos 37 minutos que Ayrton Lucas sofreu falta ao lado da área. Arrascaeta bateu e Arão fez o mesmo movimento para marcar o segundo dele. Flamengo 2×1 Ceará.
Até o intervalo, muitas faltas e a zaga lenta do Flamengo assustando a torcida. Na saída para o vestiário, o artilheiro Arão falou: “Fizemos um gol cedo. Controlamos bem, mas eles conseguiram jogadas de velocidade. Controlamos de novo e fizemos o segundo gol. Temos que acertar a marcação e controlar o jogo no ataque, para fazer o terceiro gol.
2º Tempo – Cansado e com falha de Hugo, Flamengo cede empate no fim
A verdade é que o Flamengo não consegue correr em ritmo competitivo por 90 minutos. O fôlego do time acaba antes dos 20 minutos do segundo tempo. Foi o que aconteceu no Castelão. Outra verdade é que o goleiro Hugo não é confiável. Mais uma vez, o jovem falhou e deixou o time na mão.
A segunda etapa começou com Arrascaeta mandando bola na cabeça de Pablo, que cabeceou na trave, aos 4 minutos. Aos 8 minutos, Gabigol esticou bola para Bruno Henrique, que invadiu a área e tocou para trás. Everton Ribeiro chegou batendo, mas a bola desviou em Gabigol e saiu.
Aos 11 minutos, Arrascaeta esticou bola para Bruno Henrique na marca do pênalti, mas o atacante não chegou a tempo. E depois disso o Flamengo começou a cansar. Rodrigo Caio entrou no lugar de David Luiz e Marcos Paulo entrou no lugar de Isla, aos 15.
O limitado Ceará fez três alterações de uma vez e veio para cima. Chutou uma bola no gol aos 23 minutos. Aos 26, Bruno Henrique saiu para a entrada de Lázaro e aos 29 saiu Everton Ribeiro para entrar Andreas. Arrascaeta pediu para sair em seguida, mas não havia mais substituições a serem feitas.
Dai até o final, sufoco. Morto em campo, o Flamengo foi amassado pelo Ceará. Aos 35, Matheuzinho salvou em cima da linha em cabeçada de Yuri e grande defesa parcial de Hugo. Aos 41, Mendoza bateu da esquerda, já dentro da área e Hugo jogou para escanteio. Aos 44, Lazaro entrou driblando pela esquerda da área. A bola espirrou e Gabigol foi nela. O zagueiro do Ceará foi também e pisou no pé do atacante rubro-negro. O árbitro nada marcou e o VAR mandou seguir.
Aos 46, veio o castigo. Depois de falta de Rodrigo Caio na lateral da área, à esquerda, Nino Paraiba bateu direto e encobriu Hugo. Empate do Ceará. Mais uma vez, o Flamengo sucumbiu aos seus conhecidos defeitos. A falta de preparo físico para aguentar um jogo completo. O goleiro inexperiente e inseguro e o sistema defensivo falho.
A crise só deve aumentar. Com apenas 6 pontos em 18 possíveis, o Flamengo tem um dos piores inícios de campeonato em anos. Já são quatro jogos sem vitórias no Brasileirão. Será que Paulo Sousa aguenta?
Flamengo x Ceará – Lance a Lance
1º – TEMPO
1’ – Arrascaeta estica bola para Bruno Henrique no meio da area. Goleiro do Ceará corta.
2’ – Bruno Henrique mete bola na esquerda para Arrascaeta que dribla um zagueiro e bate no gol. Goleiro defende. Bruno Henrique bate para fora na sobra.
5’ – Everton Ribeiro cruza da esquerda para Pablo. Goleiro intercepta.
7’ GOL DO FLAMENGO! – Arrascaeta bate escanteio da esquerda e Arão escora para o gol no primeiro pau. Ceará 0x1 Flamengo
12’ Michel (CEA) bate da direita cruzado, para fora.
15’ – Isla cruza da direita para Arrascaeta. Muito forte. Direto para fora.
21’ – Ze Roberto (CEA) bate da frente da area no canto esquerdo. Hugo espalma para escanteio.
25’ – GOL DO CEARÁ- Ze Roberto bate falta rápida para Mendoza na corrida, que invade a area e bate na saída de Hugo. Ceara 1×1 Flamengo
32’ – Arrascaeta recebe de Isla na direita e cruza para a pequena área. Goleiro defende.
33’ – Arão bate de fora da área, para fora.
37’ – GOL DO FLAMENGO- Arrascaeta bate falta da esquerda e Arão escora para o gol na primeira trave. Ceará 1×2 Flamengo
48’ – Mendoza (CEA) recebe na direita e bate para fora, à esquerda do gol.
2º Tempo
4’ – Arrascaeta bate falta da direita e Pablo cabeceia no travessão
8’ – Gabigol estica bola para Bruno Henrique, que invade a area e toca para trás. Everton Ribeiro bate em cima de Gabigol.
10’ – João Gomes estica para Arrascaeta na esquerda, que mete para Bruno Henrique, que cruza mas a zaga corta.
11’ – Arrascaeta estica bola na marca do pênalti para Bruno Henrique, que não chega para finalizar.
15’ – Rodrigo Caio no lugar de David Luiz, Marcos Paulo no lugar do Isla
23’ – Ceara bate falta pela direita direto pro gol. Hugo defende.
26’ – Lazaro no lugar de Bruno Henrique.
29’ – Andreas no lugar do ER7.
35’ – Yuri (CEA) cabeceia no meio da area, Hugo defende e Matheuzinho salva em cima da linha.
41’ – Mendoza (CEA) bate da esquerda. Hugo manda para escanteio.
46’ – GOL DO CEARÁ – Nino bate falta da esquerda direto para o gol. Hugo aceita. Ceará 2×2 Flamengo
51’- João Gomes bate de fora da área. Goleiro rebate e depois chuta para longe.