O Flamengo foi escalado por Rogério Ceni sem alguns jogadores titulares visando poupá-los para a final do Cariocão 2021, pela quinta rodada da fase de grupo sda Libertadores, no Maracanã.
Gabriel Batista foi mantido no gol. Na lateral direita, Matheuzinho entrou no lugar de Isla. A dupla escolhida para a zaga foi Bruno Viana e Gustavo Henrique, com Arão finalmente voltando a ser escalado em sua posição de origem.
Para preservar Filipe Luís, o treinador rubro-negro novamente mostrou que não confia ainda no jovem Ramon e, na falta de Renê, optou pela improvisação do pouquíssimo utilizado zagueiro Léo Pereira.
Veja também: Notas de Fluminense 1×1 Flamengo
Com a dupla Arão e Gerson voltando a atuar na volância, o meio-campo do Mais Querido foi completado com Vitinho e Everton Ribeiro à frente. O primeiro no lugar de Arrascaeta e o segundo com a faixa de capitão. No ataque, Gabigol dessa vez teve a companhia de Pedro no lugar de BH27.
A partida teve um início modorrento. Ainda que precisasse apenas da vitória para se manter viva na competição, a LDU não parecia fazer questão de atacar o Flamengo. Em contrapartida, o Mengo também mostrava-se pouco à vontade, talvez com os jogadores preocupados com posicionamentos e encaixes.
O lance que condicionou toda a partida aconteceu aos 15 minutos de jogo. Foi quando Arão, numa infelicidade, levantou demais o pé e acertou o rosto de Amarrilla. O árbitro venezuelano Alexis Herrera não pensou duas vezes e expulsou o meia no jogo em que comemorava a marca de 300 jogos com a camisa do Flamengo. Com isso, João Gomes entrou no lugar de Everton Ribeiro.
Mexido, improvisado e agora com um a menos. Os minutos seguintes foram de adequação ao novo desafio. A LDU parecia ainda acuada em seu campo quando Pedro dividiu no alto com o zagueiro e conseguiu controlar a pelota o suficiente para completar de mansinho para as redes equatorianas.
Três minutos. Este foi o tempo que a zaga do Flamengo deixou o placar ficar inalterado. Bola aérea! Ahhhh, bola área!! A Nação Rubro-Negra pergunta por que os erros se empilham e o problema persiste! A contribuição luxuosa dessa vez foi de Gustavo Henrique e Gerson. Mas não parou por aí…
Veio o segundo tempo e aos 14 minutos Bruno Viana entrou em cena. O zagueiro emprestado pelo Braga foi no mínimo afoito no lance e proporcionou a virada dos Albos no Maracanã.
Rogério já havia tirado Léo Pereira para a entrada de Ramon, e logo depois do gol recorreu aos titulares que esquentavam o banco. Bruno Henrique, Diego e Arrascaeta descansaram Gabi, Vitinho e Gerson. Mas não se pode dizer que o time melhorou com estas entradas.
Finalmente, ainda que não tivesse demonstrado evolução na partida, o Flamengo chegou ao empate da classificação após Arrascaeta colocar a bola com açúcar na cabeça de Gustavo Henrique para empatar, aos 41 minutos.
Leia também: ”Ceni burro”: torcida do Flamengo picha muro no Ninho após classificação
E foi isso, senhoras e senhores. O Flamengo segue para as oitavas de final da Libertadores, agora com 11 pontos e um pouco mais distante das melhores campanhas da fase de grupos. Fique agora com as análises e notas dos jogadores.
Mais abaixo você encontra a ficha técnica do jogo. Queremos ler seus comentários! Eles podem ser feitos aqui mesmo no post ou pelo [email protected].
Nos vemos de novo após a final do Cariocão 2021, contra o Fluminense, que vai acontecer no Maracanã neste sábado, 22, às 21h05. O jogo marca a oportunidade do Mengão conquistar seu sexto tricampeonato estadual.
RECADO: vagas abertas para colaboradores voluntários do MRN: clique AQUI para saber mais.
Diogo Almeida – @DidaZico
Gabriel Batista: Fez uma boa partida e não teve culpa nos gols. Foi seguro sempre que acionado para jogar com os pés e mostrou estar mais atento nas saídas do gol. Ainda conseguiu ganhar uns minutos com sua cera no fim do jogo. Aprendeu bem com o titular. Nota: 6,0.
Miguel Peters – Twitter: @miguelpeters
“Flamengo da dona de casa, do povo sofrido, do trabalhador.”
Matheuzinho: Num péssimo dia de quase todo o time, muito pelas escolhas erradas do nosso treinador e a expulsão de William Arão, o lateral se sobressaiu em campo, principalmente na parte ofensiva. Fez varias jogadas de ultrapassagem, cruzamentos certos e não comprometeu na parte defensiva. Nota: 7,0.
Welson Alves – Twitter: @welson_fla
“Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo”
Bruno Viana: Completamente perdido em campo. Poucas vezes achou quem deveria marcar. No segundo gol tentou cortar um possível chute do adversário e foi facilmente driblado. É um zagueiro que não consegue subir o nível da defesa. Nota: 5,0.
Edson Lira – Twitter: @Edsonjslira
“Se você espremer o Flamengo ele te dá o Brasil.”
⚽ Gustavo Henrique: Falhou no 1° gol sofrido, não pela altura, mas pela má colocação e pelo tempo de bola. Tentou ajudar na saída de bola e arriscar alguns lançamentos, mas quase sempre sem sucesso. Já na bacia das almas nos deu o gol de empate que acabou selando a classificação… Enfim, coisas do futebol. Nota: 5,0.
Marcelo Batista – Twitter: @Antifa_crf
“Prefiro amar o Flamengo do que amar certas pessoas.”
Léo Pereira: Junto a Bruno Viana e Gustavo Henrique fez o trio de zaga em uma mudança bem drástica na formação da equipe, mas não teve tempo de mostrar se daria certo por causa da expulsão do Arão. Depois do ocorrido e com menos um, o time se preocupou mais em defender e em boa parte sem ter uma tática pronta pra isso. Não teve culpa no gol sofrido no primeiro tempo e no intervalo saiu pra entrada do Ramon. Nota: 5,0.
➡️ Ramon: Entrou e conseguiu dar profundidade no seu lado do campo. Também conseguiu algumas boas trocas de passes e jogadas por ali, até o final do jogo foi a válvula de escape do time. Perdeu a cabeça em um lance já morto que ocasionou um cartão amarelo erradamente para o BH, precisa controlar o temperamento. Nota: 5,5.
Caroline Menezes – Twitter: @kaka_menezes07
“Algo me diz, em rubro-negro, que o sofrimento leva além.”
🟥 Arão: No seu jogo de número 300 nos fez lembrar as centenas de vezes que o xingamos. Não sei se ajudou ou prejudicou o técnico, saberemos num próximo momento. Ficou pouco tempo em campo e foi expulso. Nota: 0,03.
Ricardo Bitencourt – Instagram: @drbitenco
“Flamengo és um eu de ser.”
Gerson: Começou a partida muito bem, mesmo perdendo um gol feito ainda nos primeiros minutos. Com a expulsão, não sabia se ficava ou se subia mais. Continuou meio perdido mesmo com a entrada de João Gomes. É preciso ressaltar que era ele quem marcava o jogador da LDU no primeiro gol do adversário. E nosso camisa 8 não conseguiu nem atrapalhar a subida do autor do gol. Ficou olhando a cabeçada. Nota: 5, 0.
➡️ Diego: Com o time completamente perdido, não conseguiu arrumar a saída de bola. Poucas vezes conseguiu fazer uma saída vertical, pois a LDU aproveitou bem a vantagem numérica para trancar as possibilidades de levar a bola ao ataque pelo chão. Ao menos sua experiência foi útil no final. Nota: 5,5.
Edson Lira – Twitter: @Edsonjslira
“Se você espremer o Flamengo ele te dá o Brasil.”
Confira os melhores momentos da partida
Vitinho: Sonolento como sempre. Toda vez que o time precisa, ele não entrega nunca. Por isso que Everton Ribeiro continuará sendo titular, mesmo em fase ruim. Desligado, errando passes bobos e com o 1×1 inexistente. Nota: 3,0.
➡️ Arrascaeta: O histórico jogador rubro-negro mais uma vez decide o jogo e faz valer cada grama dos 63kg de Alcatra. Entrou e deu algum toque de qualidade ao meio campo, mesmo com o time completamente perdido pelas loucuras do seu treinador. Nota: 7,0.
Sérgio Ribeiro – Twitter: @sergioribeiro04
“Flamengo minha vida, meu amor.”
Everton Ribeiro: Logo no início da partida buscou acelerar algumas bolas pelo meio na tentativa de pegar o adversário em desvantagem numérica na última linha. Foi substituído após a expulsão do Arão. Nota: 5,0.
➡️ João Gomes: Entrou no seu lugar, mas com o meio desfalcado e com Gérson em noite ruim, precisou cobrir os espaços deixados e se dedicar por mais tempo à marcação. Nota: 6,0.
Marcelo Franco – Twitter: @FrancoMarcelo_
“Acima de Tudo Rubro-Negro”
Gabi: Nosso artilheiro vinha bem na partida, se movimentando, e tentando jogar em cima do marcador que tinha cartão amarelo. Além disso, ele tinha criado boas chances e deu um gol para o Gerson que não conseguiu fazer.
Ele não pode sair em jogos como esse. Nota: 7,5.
➡️ Bruno Henrique: Nosso camisa 27 não vem bem. Hoje entrou e mais uma vez não fez um bom jogo. Preso na esquerda, não consegue usar sua velocidade e hoje para completar, teve muita obrigação defensiva. Nota: 4,5.
Marcio Marcondes – Twitter: @mjmarcondes
“Flamengo é meu orgulho, torcer é a minha vida!”
⚽ Pedro: Se o gol contra o La Calera foi eleito o gol mais bonito da rodada, o de hoje vai ser o mais feio. Mas todos sabem que feio mesmo é não fazer gol. Foi nesse modo Dadá, que Pedro achou um gol importante e improvável.
Mas com a expulsão do Arão e a saída do Gabigol ficou completamente isolado e desnorteado. Nota: 6,0.
Danton Freitas
“Não escolhi time pra torcer, mas sim um ideal pra viver”
Rogério Ceni: Apesar da decisão estranha de poupar jogadores na Libertadores para a final do Carioca, a expulsão besta de Arão com 15 minutos alivia um pouco a barra do treinador. Seu time começou se impondo e criando chances, mesmo com a defesa armada de forma (no mínimo) esquisita. Mas tem uma coisa que não pode ser esquecida, a fragilidade do time em jogadas aéreas foi vista novamente. É impossível que um time tome tantos gols assim e não mostre nem um sinal de melhora com os treinos. Além disso, continua fazendo substituições controversas. A saída do Gabi é difícil de engolir. Nota: 5,0.
Miguel Peters – Twitter: @miguelpeters
“Flamengo da dona de casa, do povo sofrido, do trabalhador.”
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 2 LDU
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: quarta-feira, 18 de maio de 2021
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
Cartões amarelos: Gerson e Bruno Henrique (Flamengo); Cruz e Quintero (LDU)
Cartão vermelho: Willian Arão (Flamengo)
GOLS
FLAMENGO: Pedro, aos 31min do primeiro tempo; Gustavo Henrique, aos 41min do segundo tempo
LDU: Guerra, aos 34min do primeiro tempo; Julio, aos 14min do segundo tempo
FLAMENGO: Gabriel Batista, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Léo Pereira (Léo Pereira); Matheuzinho, Willian Arão, Gerson (Diego), Éverton Rineiro (João Gomes) e Vitinho (Arrascaeta); Gabigol (Bruno Henrique) e Pedro
Técnico: Rogério Ceni
LDU: Gabbarini, Quintero (Perlaza), Guerra, Ordoñez e Cruz (Ayala); Lucas Piovi, Alcivar, Villarruel (Espinoza), Zunino (Muñoz), Julio e Arce (Borja); Amarilla
Técnico: Pablo Repetto