O Flamengo empatou em 2×2 com o Talleres na noite desta quarta-feira (04), no Estádio Mário Kempes, em Córdoba. O resultado da partida pela quarta rodada do Grupo H da Libertadores da América deixou o Flamengo na liderança isolada do grupo com 10 pontos. O Talleres segue em segundo, com 7 pontos. Veja como foi o jogo.
1o Tempo: Paulo Sousa troca errado e Arão faz contra
Jogo na Argentina. Estádio lotado, time da casa correndo muito. Tudo normal. O que não foi normal foi o técnico Paulo Sousa decidir por Andreas Pereira para substituir Pablo aos 12 minutos. Willian Arão foi deslocado para a zaga pela direita e o Flamengo perdeu força de marcação no meio campo. O belga não marca ninguém. A torcida do Flamengo inteira sabe disso, mas o Mister segue insistindo nele como opção. Enquanto isso, Thiago Maia, que era titular até outro dia, assistiu o primeiro tempo do banco.
Leia Mais: Melhores momentos Talleres 2×2 Flamengo
A primeira etapa começou com o Flamengo esticando bolas para Bruno Henrique, mas sem conseguir finalizar. O Talleres teve a sua primeira chance aos 11, com Santos cabeceando por cima em cruzamento da direita. Aos 12, Pablo saiu. Aos 16, quase gol dos argentinos. Isla deixou o cruzamento da esquerda do ataque acontecer sem pressão. Catalan cabeceou por cima de David Luiz e Santos fez defesa monumental. O albiceleste teve outra chance aos 20, quando Isla cortou bola que veio da direita.
Aos 31, Everton Ribeiro recuperou bola pela esquerda do ataque e passou para Arrascaeta. O uruguaio meteu para Filipe Luís, que cruzou. A zaga cortou. Quando o Flamengo parecia retomar o controle do jogo, Arão fez uma das suas.
Conhecido pela desatenção e afobamento, o volante improvisado de zagueiro tentou cortar uma bola cruzada da esquerda do ataque do Talleres e meteu para as redes. Não havia pressão em Arão e Santos saia do gol tranquilo para fazer a defesa. O Flamengo, mais uma vez, deu um gol para o adversário.
No finzinho do 1o tempo, o Flamengo ainda conseguiu empatar, mas o gol foi anulado por impedimento. Everton Ribeiro cruzou da direita e Gabigol cabeceou impedido. Bruno Henrique tocou para as redes no rebote, mas não valeu,
O Flamengo foi para os vestiários com a missão de se organizar, melhorar a marcação no meio campo e finalizar. Nenhuma foi registrada na primeira etapa. Será que conseguiu?
2o Tempo: Arrascaeta e Pedro salvam a noite que Isla e Andreas tentaram estragar
Na volta da segunda etapa, mesmo time, nova atitude. O Flamengo foi para cima do Talleres disposto a conseguir a virada. Logo aos 3 minutos, Arrascaeta recebeu de Isla na meia lua e mandou um daqueles pombos sem asas tão conhecidos. Quando o goleiro percebeu, a bola já estava no fundo da rede.
O problema desse Flamengo de Paulo Sousa é que a diferença de competência entre defensores e atacantes na realização de suas funções é abissal. Andreas Pereira e Isla, por exemplo, são um perigo constante para a saúde cardiovascular dos rubro-negros. Aos 12 minutos, Andreas não marcou o meio campo do Talleres e deixou a bola ser lançada para a área. Isla, ao invés de cortar, levantou a mão pedindo impedimento. Santos agradeceu e escorou para as redes. Talleres 2×1.
Paulo Sousa ainda insistiu mais 9 minutos antes de mudar o time novamente. Aos 21 minutos, colocou Pedro e Lazaro no lugar de Everton Ribeiro e João Gomes. Era o tudo ou nada. Com apenas Andreas de volante, a idéia era atacar com cinco homens e contar com a juventude de Lázaro na recomposição pela direita, ajudando Isla. Gabigol saiu da área e virou uma espécie de armador pela direita.
Incrivelmente, deu certo. O camisa nove achou Pedro na entrada da área e esticou uma bola perfeita. O camisa 21 escorou para o gol com simplicidade mortal. Aos 23 minutos, o jogo estava empatado de novo.
Dai para frente, o Talleres fez as contas e viu que não seria ideal se jogar para frente em busca da vitória e se arriscar a perder. Pedro Caixinha tirou o atacante Santos e trouxe o time para trás. No Brasil e ao redor do mundo, milhões de rubro-negros respiraram aliviados. Ainda mais porque Filipe Luís se machucou e saiu para entrar Rodinei, aos 33. O garoto Victor Hugo ainda entrou no lugar de Bruno Henrique. Desse ponto do jogo e até o final, a maior vitória foi não tomar gol com uma defesa com Isla, Arão, David Luiz e Rodinei.
No fim, o empate foi o menor dos males. O Flamengo segue na liderança folgada do Grupo H, com 10 pontos. O Talleres tem 7 pontos. Universidad Católica tem 3 pontos e joga hoje com o lanterna Sporting Cristal, que segue zerado. Um empate dos chilenos garante a classificação do Flamengo às oitavas de final. O Rubro-Negro volta a jogar na Libertadores em 17 de maio, no Maracanã, contra a Católica.
Lance a Lance de Talleres x Flamengo
1o Tempo
7’ – Arrascaeta estica bola na esquerda para BH. Defesa corra o cruzamento
8’ – Arrascaeta bate escanteio. Defesa corta
11’ – Giroti (TAL) escapa pela direita e cruza para Santos cabecear por cima.
12’ – Andreas Pereira no lugar de Pablo (contundido). Arão na zaga.
16’ – Catalan (TAL) cabeceia cruzamento da esquerda. Santos faz milagre.
20’ – Talleres escapa pela direita. Isla corta e David Luiz bate para fora da area.
31’ – Everton Ribeiro recupera a bola, Arrascaeta passa para Filipe Luís que cruza. Zaga joga para escanteio.
34’ – GOL DO TALLERES Arão tenta cortar cruzamento da direita e manda para as redes. TAL 1×0 FLA.
35’ – Arrascaeta estica bola para Bruno Henrique, que perde para a defesa na corrida.
42’ – Gol anulado do Flamengo. Gabigol completa cruzamento de Everton Ribeiro da direita. Bruno Henrique marca na sobra, mas impedimento é marcado.
2o Tempo
1’ – Andreas Pereira manda bola por elevação para Bruno Henrique na esquerda. Zaga corta.
3’ – GOL DO FLAMENGO! – Arrascaeta recebe de Isla na meia lua e bate no ângulo. Golaço! TAL 1×1 FLA
12’ – GOL DO TALLERES – Santos escora dentro da área nas costas de Isla cruzamento vindo da direita. TAL 2×1 FLA
21’ – Pedro e Lazaro no lugar de João Gomes e Everton Ribeiro.
23’ – GOL DO FLAMENGO – Gabigol enfia bola para Pedro, que bate na saida do goleiro. TAL 2×2 FLA
28’ – Arrascaeta bate escanteio da esquerda. David Luiz bate a sobra para fora.
33’ – Rodinei e Victor Hugo em Filipe Luís e Bruno Henrique.
35’ – Talleres escora escanteio da esquerda. Santos defende.
39’ – Lazaro bate da entrada da area. Bola desvia na zaga e goleiro joga para escanteio
46’ – Benavidez(TAL) recebe na direita, corta para dentro e bate por cima do gol.