O Flamengo goleou a Universidad Católica por 3×0 nesta terça-feira (17), no Maracanã. A partida foi válida pela quinta rodada do Grupo H da Copa Libertadores da América 2022. Os gols rubro-negros foram marcados por Willian Arão, Everton Ribeiro e Pedro. Com o resultado, o Mais Querido garantiu vaga nas oitavas de final e o primeiro lugar do Grupo.
Sob pressão pelo recentes resultados e desempenho ruins, o Flamengo entrou em campo para dar uma resposta a um Maracanã não completamente lotado e completamente impaciente. Com a defesa sólida e com muita disposição na marcação, principalmente no primeiro tempo, o Rubro-Negro controlou o jogo do início ao fim, com breve instabilidade no início do segundo tempo. Everton Ribeiro foi eleito pela Conmebol como o melhor em campo.
Leia Mais: Melhores momentos de Flamengo 3×0 Universidad Católica – Copa Libertadores 2022
1º Tempo – Controle total sob vaias
O Flamengo entrou em campo vaiado. Havia aplausos, mas as vaias eram predominantes. Paulo Sousa armou o time mais uma vez no 4-4-2, com Hugo, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Ayrton Lucas; Arão, Andreas, Everton Ribeiro e Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique.
A cada toque na bola, o goleiro Hugo era vaiado. O ambiente claramente afetou os jogadores. Com dois minutos de jogo, Andreas Pereira e Matheuzinho já haviam tomado cartões amarelos por faltas com força desproporcional.
No campo, o Flamengo marcava pressão na saída de bola e causava sérios problemas para a Universidad Católica. Aos quatro minutos, Gabigol recebeu lançamento maravilhoso de Everton Ribeiro, mas finalizou em cima do goleiro, que mandou para escanteio. Na cobrança, Arrascaeta achou Willian Arão na marca do pênalti e o volante marcou o seu terceiro gol em dois jogos. Flamengo 1×0 Católica.
O gol não fez o Flamengo mudar de estratégia. A marcação alta seguiu trazendo problemas para a Católica. Na única chance dos Chilenos, Gutierrez cabeceou para fora ao escorar cruzamento da direita. Depois do susto, o Flamengo retomou o controle do jogo.
Foram sete ataques criados dos 25 minutos até o segundo gol aos 39. Gabigol bateu fraco da meia lua aos 25. Andreas Pereira tabelou com Gabigol pela direita e bateu prensado para defesa do goleiro aos 26. Aos 31, Gabigol achou Bruno Henrique no segundo pau em cruzamento da direita. A cabeçada foi para fora.
Aos 32, Arrasca bateu de fora da área e a bola saiu depois de bater na zaga. Aos 34, Pablo cabeceou para fora cruzamento de Andreas Pereira da direita. Aos 37, Arrascaeta achou Arão mais uma vez. Gabigol tentou escorar a cabeçada, mas não conseguiu finalizar dentro da área.
Aos 39, tudo deu certo. Matheuzinho achou Bruno Henrique no segundo pau. O camisa 27 escorou para a pequena área e achou Everton Ribeiro para colocar para dentro. Flamengo 2×0 Católica. Antes do fim do primeiro tempo, o Flamengo poderia ter ampliado.
Aos 41, Bruno Henrique bateu por cima do gol de fora da área e aos 44 Gabigol perdeu outro gol incrível ao bater livre da marca do pênalti para defesa do goleiro chileno. A Católica ainda mandou uma bola na trave aos 46 em lance de hesitação de Hugo. Os times foram para o vestiário com a certeza de que o Flamengo poderia ter goleado.
2º Tempo – Moderação e golaço
O Flamengo voltou para segundo tempo sem alterações. A Universidad Católica, que precisava ganhar a qualquer custo, ensaiou uma pressão. Gutierrez aos 7 minutos e Fuenzalida aos 10 minutos assustaram com chutes cruzados. Aos 12, Everton Ribeiro puxou contra-ataque, mas prendeu demais a bola.
Aos 13, Rodrigo Caio esticou linda bola para Matheuzinho, que cruzou na pequena área para Gabigol. O camisa nove não conseguiu empurrar para gol, já sem goleiro. Aos 24, Paulo Sousa colocou Lazaro no lugar do cansado Bruno Henrique, Rodinei no lugar do também exausto Matheuzinho e Pedro no lugar de Gabigol, em noite ruim.
Aos 29, Lazaro rompeu a área pela esquerda, tabelou com Pedro e bateu. A zaga rebateu. Aos 33, João Gomes substituiu Andreas Pereira. Aos 35, a melhor chance da Católica no segundo tempo. Reboledo cruzou para Zampedri. Hugo rebateu e Gutierrez bateu prensado para fora.
Aos 38, Arrascaeta recebeu na área pela direita, driblou o zagueiro e bateu de esquerda para fora. Aos 39, Victor Hugo entrou no lugar de Arrascaeta. Aos 40, Ayrton Lucas invadiu a área pela esquerda, cruzou para trás e Everton Ribeiro tocou para Pedro, que bateu para grande defesa do goleiro chileno Perez.
Aos 45, golaço de Pedro! O camisa 21 recebeu no canto esquerdo da área, deu dois dribles no zagueiro chileno e bateu sem chance de defesa para Perez. Flamengo 3×0 Católica. Depois disso, mais nada.
Com 13 pontos e com o empate em 0x0 entre Sporting Cristal e Talleres, no Perú, o Flamengo garantiu a vaga e o primeiro lugar no grupo. O Flamengo volta a campo pela Libertadores contra o Sporting Cristal, no dia 24 de maio, para a rodada final da fase de grupos, também no Maracanã.
Flamengo 3×0 U. Católica – Lance a Lance
1º Tempo
1’ – Cartão Amarelo para Andreas
2’ – Cartão Amarelo para Matheuzinho
4’ – Everton estica bola para Gabigol que perde na cara do goleiro. Bruno Henrique bate por cima no rebote.
7’ – GOL DO FLAMENGO- Willian Arão escora escanteio de Arrascaeta na marca do penalti.
12’ – Ayrton Lucas invade pela esquerda e é derrubado. Bola espirra e BH bate por cima.
13’ – Gutierrez(UCA) escora cruzamento da direita, para fora.
25’ – Gabigol recebe de Arrascaeta na meia lua e bate fraco. Goleiro defende.
26’ – AP invade pela direita, tabela com Gabigol e bate. Goleiro manda para escanteio.
31’ – Gabigol cruza da direita para BH, que cabeceia por cima.
32’ – Arrascaeta bate de fora da area. Bola bate na zaga e sai. Escanteio.
34’ – AP cruza da direita e Pablo cabeceia para fora.
37’ – Arrascaeta cruza da esquerda. Arão desvia no problema pau. Gabigol nao consegue finalizar.
39’ – GOL DO FLAMENGO- Matheuzinho cruza da direita para BH no segundo pau, que escora para ER7 cabecear para o gol.
41’ – BH recebe na entrada da area, pela esquerda, corta para dentro e bate por cima.
44’ – Gabigol recebe de BH na marca do penalti e bate para defesa do goleiro.
46’ – UCA manda bola na área. Hugo hesita atacante chileno manda bola vai na trave.
2º Tempo
7’ – Gutierrez (UCA) bate falta da esquerda, direto para fora.
10’ – Fuenzalida (UCA) bate da direita, para lateral.
11’ – Valencia (UCA) bate da esquerda. Arão joga para escanteio.
12’ – Everton Ribeiro puxa contra-ataque e tenta bater da entrada da área. Zaga rebate.
13’ – Rpdrigo Caio estica bola para Matheuzinho, que cruza para Gabigol, que não consegue completar para o gol.
18’ Fuenzalida (UCA) cruza da direita. Pablo corta.
20’ – Gabigol estica bola na direita para Arrascaeta, que demora para cruzar. Zaga corta.
24’ – Lazaro no lugar de Bruno Henrique, Rodinei no lugar de Matheuzinho e Pedro no lugar de Gabigol.
29’ – Lazaro invade a área pela esquerda, tabela com Pedro e bate em cima da zaga.
31’ – Rodinei cruza da direita. Zaga joga para escanteio.
32’ – Andreas recebe no bico esquerdo da area e bate para fora.
33’ – João Gomes entra no lugar de Andreas Pereira
35’ – Reboledo (UCA) cruza da direita. Zampedri cabeceia, Hugo rebate e Gutierrez bate com desvio para fora. Escanteio.
38’ – Arrascaeta recebe de Everton Ribeiro na area, dribla e bate de esquerda para fora.
39’ – Victor Hugo entra no lugar de Arrascaeta.
40’ – Ayrton Lucas invade pela esquerda, cruza para trás, Everton Ribeiro toca para Pedro que bate em cima do goleiro.
45’ – GOL DO FLAMENGO- Pedro recebe na esquerda da area, dribla o zagueiro duas vezes e bate de esquerda. Golaço!