Neste domingo (3), o Flamengo enfrentou o Cuiabá no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão. Além das despedidas de Filipe Luís e Rodrigo Caio, esta foi a última partida do Mais Querido no estádio em 2023. Palco da maior parte dos jogos do clube no Campeonato Brasileiro, Templo do Futebol foi fundamental para que o Fla alcançasse mais uma marca histórica.
Apesar da temporada bem ruim em 2023, a torcida não deixou de fazer sua parte. Com Maracanã lotado mais uma vez, contra o Cuiabá, o Flamengo alcançou a segunda maior média de público da história do Brasileirão neste ano. Com 57.975 torcedores de média, o número é inferior apenas à temporada de 2019. Naquele ano, o Fla teve média de 59.285 torcedores.
Leia mais: Filipe Luís e Rodrigo Caio recebem homenagens do Flamengo em despedida no Maracanã
Neste ano, o Flamengo mandou alguns jogos fora do Maracanã. Em novembro, jogou contra o Santos, no Mané Garrincha, em Brasília, já que a Conmebol estava no comando do Maraca para a final da Libertadores. Mas em setembro, durante a manutenção do estádio para a final da Copa do Brasil, o Flamengo enfrentou o Athletico-PR no Kleber Andrade, em Cariacica.
O estádio no Espírito Santo tem capacidade para apenas 21.150 torcedores. Ou seja, menos de um terço da capacidade do Maracanã. Na partida contra o Athletico-PR, cerca de 20 mil torcedores assistiram a derrota por 3 a 0 para a equipe paranaense.
Torcida do Flamengo supera marca apesar de ano ruim
A marca desta temporada superou a de 2022, que terminou com o Flamengo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. No ano passado, o Flamengo teve média de 54.599 torcedores no Brasileirão. Aliás, estas são as 3 maiores médias desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado por pontos corridos.