O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira e no próximo domingo em busca do seu primeiro tetracampeonato estadual. Campeão em 2019, 2020 e 2021, o Rubro-Negro pode alcançar o quarto campeonato seguido em 2022. No Twitter, o perfil Flamengo Alternativo fez um fio sobre os dois tetras que já aconteceram na história do Campeonato Carioca.
Leia Mais: Atrito de Diego Alves com Paulo Sousa o coloca longe do Flamengo, diz GE
Apenas dois clubes foram tetracampeões no estadual do Rio de Janeiro. O Fluminense venceu em 1906, 1907, 1908, 1909. O Botafogo venceu em 1932, 1933, 1934 e 1935. Um mergulho na história mostra algumas peculiaridades desses dois tetracampeonatos, que obviamente são legítimos e valorosos.
Fluminense foi tetra nos primeiros anos de disputa
O tetra do Fluminense aconteceu nos primórdios do Campeonato Estadual, quando poucos clubes participavam do torneio. Em 1907, por exemplo, apenas quatro clubes participaram: Fluminense, Botafogo, Paissandu e Internacional. Para se ter uma idéia, Vasco e Flamengo ainda não tinham departamentos terrestres. Para tornar as coisas ainda mais nebulosas, o título de 1907 só foi definido em 1996, quando a FERJ definiu Fluminense e Botafogo como co-campeões.
Botafogo foi tetra em meio à cisão pelo profissionalismo
Já o tetracampeonato do Botafogo aconteceu em meio ao furacão da entrada do profissionalismo no futebol, em meados da década de 1930. O Glorioso ganhou o primeiro dos quatro títulos em 1932, o último ano do campeonato amador unificado. A partir de 1933, a confusão imperou. Fluminense, Vasco, América, Bangu, Bonsucesso, Flamengo e São Cristóvão adotaram o profissionalismo e fundaram a Liga Carioca de Futebo, (LCF). Já o Botafogo decidiu permanecer na Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), com clubes menores como Olaria, Andarahy e Sport Club Brasil. Foi com esse ambiente que o Botafogo ganhou o bicampeonato em 1933 e o tricampeonato em 1934.
Em 1935 houve uma nova reorganização. O Vasco brigou com a LCF e fundou a Federação Metropolitana de Desportos (FMD). Bangu e São Cristovão se juntaram ao Vasco e o Botafogo finalmente aderiu ao profissionalismo, se juntando também à FMD. O ano de 1935 teve dois campeonatos Cariocas. Na FMD, jogaram Vasco, Botafogo, Bangu, São Cristóvão, Andaraí, Olaria, Carioca e Madureira. O Botafogo conquistou tetracampeonato. Na LCF, jogaram Flamengo, Fluminense, America, Bonsucesso, Portuguesa e Jequiá. Os americanos levaram a taça. A cisão durou até 1938, quando o futebol carioca voltou a ter apenas uma liga. O Fluminense foi o campeão da reunificação.
Flamengo pode ser primeiro tetra enfrentando os outros quatro grandes
Tricampeão em seis oportunidades, o Flamengo jamais conseguiu alcançar o tetracampeonato. O Mundo Rubro Negro já fez um levantamento sobre as oportunidades perdidas em 1945, 1956, 1980, 2002 e 2010. Será que na sexta vez, o Rubro-Negro conseguirá o sonhado tetracampeonato?