O Botafogo até tentou fingir que tem tradição em meio ao bom momento no Brasileirão, que é um ponto fora da curva praticamente isolado em sua história. Mas o Flamengo mostrou quem manda no clássico e deu a resposta dentro de campo. Com gols de Marlon Freitas (contra) e Bruno Henrique, que botou os alvinegros para chorar, o Mengão mostrou que com oito Brasileiros, três Libertadores e quatro Copas do Brasil, tem a maior tradição do Rio de Janeiro.
Além disso, tradicional também foi a vitória no Engenhão. Isso porque o Flamengo vem de uma ótima sequência contra o rival. O Botafogo não vence o Rubro-Negro jogando em casa desde 2019. São sete jogos, sendo sete vitórias do Fla. Ou seja, não há nem empates para contar história. Com superioridade, a vitória protocolar voltou a acontecer no ‘tapetinho’, e a tradição do chororô segue mantida no local.
Leia mais: Eric Faria detona trabalho de Sampaoli no Flamengo
O jogo entre Flamengo e Botafogo
O Flamengo entrou em campo mordido, buscando a vitória. As mudanças feitas por Jorge Sampaoli pareciam ter surtido efeito, e ainda aos dois minutos, após uma boa jogada, o time abriu o placar com gol contra de Marlon Freitas. Assim, o clima na torcida mandante ficou um pouco mais acanhado do que vinha sendo desde a entrada em campo.
Em seguida, o Flamengo seguiu pressionando em busca do segundo gol, no entanto, o Botafogo conseguiu se recuperar na etapa inicial e chegou ao empate com Victor Sá depois de falha defensiva do Flamengo. Os zagueiros se atrapalharam e acabaram levando a pior dentro da área, vendo a bola sobrar para o jogador rival.
Após o gol sofrido, a torcida rival incendiou o estádio e o Flamengo caiu de produção, não conseguindo manter o bom desempenho e mostrando que os relampejos iniciais não passaram disso. O time voltou a jogar mal e ser muito criticado, apesar da chance final com Bruno Henrique, que obrigou Lucas Perri a fazer uma grande defesa.
2º tempo
O segundo tempo foi um pouco mais equilibrado. Diferentemente da primeira etapa, quando cada time foi melhor em um período de tempo, a partida ficou aberta e se mostrou quase igual em chances e tentativas para os dois lados. O Flamengo, entretanto, perdeu uma ótima chance com Pedro, que pediu para trocar a chuteira em seguida.
Entre alguns bons lances, no geral ambos os times enfrentavam dificuldades. No entanto, o ponto de desequilíbrio foi Bruno Henrique desde o primeiro instante de jogo. Com espaço, o craque acabou tirando um coelho da cartola e fazendo um golaço aos 28 minutos do segundo tempo, provocando com o ‘chororô’.
O Flamengo cresceu mais um pouco na partida, fazendo, em geral, uma boa segunda etapa e garantindo a vitória pelo placar de 2 a 1. Do gol flamenguista em diante, pouca coisa aconteceu para ambos os lados, exceto pela certeza da soberania flamenguista mesmo em momento ruim e com rival atravessando melhor fase, mantendo a tradição de punir o adversário em seus domínios.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Estádio do Flamengo: diretoria define quantidade e data para venda de cadeiras cativas
- Clubes da Europa disputam Cucho Hernández com o Flamengo
- Ex-Flamengo é anunciado em clube do Amazonas
- Sesc Flamengo x Sesi Bauru: Juju aponta caminho para voltar a vencer na Superliga
- Varela ‘bate o martelo’ sobre futuro no Flamengo em 2025