O Flamengo enfrenta o São Paulo neste domingo (28) e aposta no fator Renato Gaúcho para encerrar o jejum contra a equipe paulista.
Já são 4 anos desde a última vez que o rubro-negro venceu o tricolor. De lá pra cá foram 9 duelos, com 3 empates e 6 derrotas, incluindo a dolorosa eliminação da Copa do Brasil de 2020.
LEIA TAMBÉM: Flamengo x São Paulo: árbitro nunca apitou jogo do Mais Querido
Para encerrar o tabu, no entanto, o Flamengo conta com um trunfo: o fator Renato Gaúcho. Além de um início muito bom no comando do clube, Renato é um adversário duro pro São Paulo.
O confronto geral é equilibrado, com 7 vitórias de Renato, 6 empates e 6 vitórias dos paulistas. Porém, nos últimos anos, o treinador se tornou uma pedra no sapato.
Até a vitória pela 36ª rodada do Brasileirão 2020 o São Paulo não vencia Renato Gaúcho havia quase 10 anos. Antes disso, a última vez que haviam vencido o atual comandante rubro-negro foi em junho de 2011.
Durante o período sem vitórias, Renato enfrentou o São Paulo em 11 duelos, conquistando 5 vitórias e 6 empates.
Como Flamengo e São Paulo vão para o duelo
O Flamengo terá força máxima para ir em busca da sua quinta vitória consecutiva para embalar de vez na temporada. Em contrapartida, o São Paulo deve poupar alguns jogadores visando a sequência de jogos.
O time comandado por Hernán Crespo vive situação delicada na temporada e ocupa apenas a décima sexta colocação no Brasileirão e está a um ponto da zona de rebaixamento.
Com chances reduzidas no Campeonato Brasileiro, o São Paulo deve priorizar as copas em busca de títulos na temporada. No meio de semana, o tricolor paulista encara o Vasco no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Na sequência, pega o Palmeiras pelo Brasileirão, enfrenta o Vasco novamente na Copa do Brasil e depois Athletico Paranaense no Campeonato Brasileiro. Após a sequência, o clube joga contra o Palmeiras de novo, só que dessa vez, por uma vaga nas semifinais da Libertadores.
Crespo já chegou a fazer críticas abertas ao calendário de jogos no Brasil, que de acordo com ele, o preocupa muito.
– Estou muito preocupado com o calendário, realmente muito. Nós devemos jogar Libertadores, quartas de final em menos de 48 horas e representamos a Federação Paulista, a Confederação Brasileira. Eles têm que pensar o calendário, seria realmente importante que a federação começasse a pensar em seus representantes, um dos representantes paulistas na Copa Libertadores – declarou.
Prováveis escalações
Para o jogo contra o Flamengo, o São Paulo deve poupar Miranda, principal zagueiro do elenco. O meia Benítez é outro que deve ser preservado diante do Mais Querido. Luciano, principal atacante do time paulista, não participou das atividades com bola e deve continuar desfalcando o plantel.
Sendo assim, Crespo deve escalar o time da seguinte forma: Tiago Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Diego Costa; Luan, Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Igor Vincius e Reinaldo(Wellington); Marquinhos e Rigoni.
Já Renato Gaúcho terá todos os seus principais nomes à disposição e pode repetir a escalação usada na última quarta (21), na vitória por 4 a 1 sobre o Defensa y Justicia. Com isso o rubro-negro deve ir com: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Filipe Luís; Arão, Diego; Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique; Gabigol.
No Maracanã, a bola rola às 16h.