“O Flamengo de Tite é o time brasileiro que mais coleciona críticas, lesões e vitórias no futebol brasileiro”. Este foi o mote da análise do jornalista André Rizek, após a importante vitória rubro-negra por 1 a 0 sobre o bom time do Bahia, na noite desta quarta-feira (28) em plena Fonte Nova.
Betsul 5 de 5 | 100% ATÉ R$600 |
|
Na percepção de Rizek, em relação a outros clubes, somente o Flamengo de Tite sofre tantas críticas, ainda que conviva com tantas lesões de jogadores, ainda que possa ser o único brasileiro com chances de ganhar tudo na temporada.
➕ O que acontece com Pulgar? Analista disseca a fase no Flamengo
Ele ressalva que as críticas fazem parte de uma característica da torcida do Flamengo. “Você pega o torcedor médio, pelo menos aqueles com quem eu converso, e eles estão incomodados com o Flamengo não dominar os adversários, não dar show. Mas o time está ganhando, ganhando, ganhando, ganhando. Sem o show esperado, mas ganhando muito aqui no futebol brasileiro”.
Sem entrar em pontos importantes como a gestão de minutagem com rodízio maior e uso mais eficiente de jogadores da base em alguns jogos, Rizek deixa de lado que a vitória do Flamengo sobre o Bahia foi construída atráves de um voo mágico de Bruno Henrique e uma noite inspirada de Matheus Cunha trouxeram a vitória.
Independentemente dos fatores, o fato é que o Flamengo não conseguiu jogar melhor do que seu adversário mais uma vez. O que talvez preocupe a torcida, é que o fato de estar vivo em todas as competições não concede tranquilidade por conta do time estar avançando aos trancos e barrancos.
“Não cabe a mim dizer como as torcidas devem se comportar. A torcida do Flamengo tem essa cultura, e de 19 para cá, ela acha que o Flamengo tem que amassar todo mundo. Tudo certo, é o jeito como ela torce”, contra-argumenta o apresentador do Seleção SporTV.
“Mas o meu jeito de comentar, de ver futebol, é outro. Eu acho que, por exemplo, em 19, o Flamengo do Jesus, um timaço, ele não tinha grandes adversários aqui no futebol. Além dos méritos daquela equipe, a concorrência não é tão forte como hoje”, explica-se no vídeo feito para as redes sociais do GE.
André Rizek adiciona um ponto importante aos debate: “Você pega o futebol brasileiro hoje, o próprio Flamengo, de 19 para cá, fez o sarrafo subir. Tem muito time bom que pode competir em pé de igualdade com o elenco rubro-negro hoje”.
Obrigação do Flamengo de vencer o Bahia
Ele também destaca a força do time de Salvador para enaltecer o time de Tite. E salienta que em sua opinião o Flamengo não tem a obrigação de dominar o Bahia.
“Você pega o meio-campo do Bahia: Caio Alexandre, Cauli, Jean Lucas e Everton Ribeiro. Por que o Flamengo todo desfalcado, cansado, machucado tem que dominar uma equipe que tem um meio-campo dessa qualidade? O Bahia é um baita time, está mais inteiro fisicamente, e trazer a vitória de lá é um grande feito. Ah, mas não dominou, não amassou, não teve mais posse de bola. É do jogo.”
Rizek crê em Flamengo contra Bahia e Peñarol
“O Flamengo enfrentou uma grande equipe e trouxe um resultado extraordinário. Eu olho para o Flamengo. A quatro pontos do líder no Campeonato Brasileiro, com uma vantagem gigante para chegar na semifinal da Copa do Brasil e favorito para ir à final também, passe quem passe de Juventude e Corinthians.
Vejo o Flamengo na Libertadores muito favorito contra o Peñarol. É uma equipe que já ganhou o Campeonato Estadual e está disputando muito fortemente outros três títulos. Inclusive, é por essa razão que o Flamengo está tão machucado nesse momento.
O time decidiu colocar o pé no acelerador em todas as competições do ano, joga todas as competições do ano para valer, poupando muito pouco jogador, rodando pouco elenco, e o Flamengo está cansado nesse momento. Mais diante de tanto cansaço e tantos problemas, o Flamengo vai avançando. Sempre nessa combinação.”
O Flamengo enfrenta o Bahia na próxima quarta-feira (4) no Maracanã, às 21h30. Os ingressos já começaram a ser vendidos. O Rubro-Negro pode empatar que estará classificado para as semifinais da competição. O jogo será decidido nos pênaltis se o Bahia vencer por um gol de diferença.
O Flamengo se classificou em 93% das vezes em que venceu o jogo da ida, segundo levantamento do MRN.