O empate em 0 a 0 entre Flamengo e Peñarol, nesta quinta-feira (26), marcou a eliminação do Rubro-Negro da Libertadores 2024. A equipe deixa a competição antes do previsto pelo segundo ano consecutivo, e a campanha deste ano tem similaridade com o vexame da temporada passada: o time não conseguiu sequer uma vitória como visitante.
O último triunfo rubro-negro como visitante na Libertadores foi em 2022, quando venceu o Vélez por 4 a 0 na semifinal da temporada que terminaria em título. Desde então, não conseguiu sequer uma vitória nos nove jogos que disputou e possui o péssimo aproveitamento de 14%.
➕ Tite diz que nunca prometeu gol do Flamengo no Uruguai: ‘Não sou futurista’
A partida com o Peñarol foi o quarto empate rubro-negro como visitante no período, que somados com as cinco derrotas explicam anos consecutivos sendo eliminado. Em 2023, caiu após sofrer virada para o Olimpia no Paraguai, e agora volta de Montevidéu eliminado.
Vale destacar que o aproveitamento considerando somente o período sob o comando do técnico Tite é ainda pior que os 14% em dois anos. São três derrotas e agora dois empates com Adenor na beira do campo em jogos fora de casa na Libertadores (13,3%). Além disso, o time só marcou dois gols, contra Bolívar e Millonarios ainda na fase de grupos.
Flamengo fora de casa na Libertadores 2024:
- Peñarol 0 x 0 Flamengo- Quartas de final
- Bolívar 1 x 0 Flamengo- Oitavas de final
- Palestino 1 x 0 Flamengo- Grupo E
- Bolívar 2 x 1 Flamengo- Grupo E
- Millonarios 1 x 1 Flamengo- Grupo E
Uma campanha muito ruim para o time de maior investimento dos últimos anos e que possui elenco classificado como melhor da América do Sul. O Flamengo não conseguiu vencer adversários muito inferiores fora de casa, o que resultou na segunda colocação do grupo e consequentemente decisões do mata-mata fora de casa.
Mas ainda que enfrente tremenda dificuldade fora de casa e que o campo tenha mostrado que era possível vencer o Peñarol no Uruguai, a péssima campanha rubro-negra termina com placar agregado construído no Maracanã. Caso tivesse feito um bom jogo e vencido ao lado dos mais de 60 mil rubro-negros, sequer precisaria de vitória fora de casa para chegar na semifinal.
Tite projeta sequência de trabalho no Flamengo
“Persistência e trabalho. Sem promessa. Promessa é de dar o melhor, de dignificar independentemente do resultado o papel de estar técnico do Flamengo. A dignidade de um profissional não se mede por resultado. Eu tenho essa percepção muito clara, inclusive de respeito a vocês nessa condição. Sei que vocês têm que elogiar ou criticar, é o trabalho de vocês. Mas eu não vou me furtar da minha condição ética e da persistência do trabalho em cima de resultado. Então persiste, busca situação que seja melhor para dar ao torcedor alegria também. Nós queremos dessa forma”, disse o treinador na coletiva pós-jogo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Time com mais viradas no Brasileirão, Flamengo tem número baixo em 2024
- RMP elogia Flamengo de Filipe Luís: ‘Que diferença’
- Leo Fernández deixará o Peñarol; meia foi cogitado no Flamengo
- Rodrigo Mattos cita Gabigol ao questionar mau comportamento de Luiz Henrique
- Notas de Cuiabá 1×2 Flamengo: Crias se criando e zagueiros zagueirando