A evolução financeira e administrativa do Flamengo definitivamente colocou o clube em outro patamar em relação aos adversários. Em estudo publicado pela Visual Capitalism nesta quarta-feira (19), o Mengão é o único clube de fora da Europa que aparece no ranking das marcas mais valiosas do futebol mundial.
O Flamengo ocupa a 50ª colocação do ranking e tem a marca avaliada em 102 milhões de dólares, cerca de R$ 490 milhões na cotação atual. O clube teve uma variação negativa de 8,8% em relação ao final do último ano, mas segue com a marca mais valiosa fora do Velho Continente.
Leia mais: Flamengo evitou ‘pegadinha’ na Libra, diz especialista
O líder do ranking é o Manchester City, atual campeão da Champions League, com a marca avaliada em 1,56 bilhão de dólares (R$ 7,48 bilhões). Completam o pódio os rivais Real Madrid e Barcelona, que tem as marcas estimadas em 1,51 bilhão e 1,4 bilhão de dólares, respectivamente.
Apesar de ainda ter um grande caminho a percorrer até as marcas mais valiosas do futebol mundial, o Flamengo está próximo de grandes clubes da Europa. Por exemplo: o Porto, de Portugal, é o 48º colocado com marca de 104 milhões de dólares, apenas 2 milhões a mais que o Mais Querido.
O que faz a marca do Flamengo ser tão valiosa
O valor da marca de um clube é avaliado seguindo diversos critérios, que incluem relação com a torcida, transparência, finanças e logicamente o desempenho em campo. Dessa forma, é possível que clubes sem grandes resultados esportivos recentes mantenham um grande valor de marca, como é o caso do Manchester United, quarto colocado no ranking.
Dessa forma, o Flamengo certamente é um grande expoente fora da Europa. Afinal, o clube possui a maior torcida do Brasil, o que alavanca venda de camisas e interações nas redes. Além disso, o Mengão se reestruturou financeiramente ao longo dos últimos anos e, em 2022, teve o maior faturamento do continente americano.
Por fim, o clube conquistou 11 títulos nos últimos quatro anos, incluindo duas Libertadores da América e dois Campeonatos Brasileiros. No entanto, o estudo alerta para o provável crescimento de clubes árabes na lista. Afinal, as equipes passaram a receber dinheiro estatal e estão contratando grandes craques mundiais, como Cristiano Ronaldo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- STJD define data para julgamento do Atlético-MG pelos eventos diante do Flamengo na Arena MRV
- Próximo adversário do Flamengo, Fortaleza não perdeu em casa no Brasileirão
- Bap pretende contratar português para compor diretoria do Flamengo, afirma jornalista
- Dá para sonhar? Projeção aponta Flamengo com chance de título do Brasileirão menor que 1%
- Presidente do Real Madrid exalta Vini Jr e critica votação da Bola de Ouro