O Mundial de Clubes se aproxima e o Flamengo vai até o Marrocos em fevereiro. O torneio acontece do dia primeiro a 11 e o Mais Querido entra na fase semifinal, estreando no dia 7 ou 8. O adversário ainda não foi definido, mas pode ser o Wydad Casablanca, time da casa. Os marroquinos foram campeões da Champions africana, mas entraram como time anfitrião, já que também foi o campeão marroquino. Por isso, o Al-Ahly, do Egito, que perdeu para o Wydad na final do torneio continental, ganhou vaga no torneio. Mas caso enfrente os donos da casa, o Mengão vai estar revivendo uma história de 1985.
É que no ano em questão, o clube foi para a Líbia e ao Marrocos para fazer uma excursão, algo muito comum naquela época. O intuito era fazer alguns amistosos e entre os adversários, estava o Wydad Casablanca, então Al Wyddad Atletic Club. Mas se for um jogo parecido, não será nada fácil. O Flamengo encontrou dificuldades e apenas empatou em 2 a 2. Isso mostra que antes de pensar no Real Madrid, é preciso tomar cuidado com o adversário da semifinal.
Para a partida, a escalação do então técnico Zagallo foi: Cantarele; Bigu, Ronaldo, Guto, Adalberto; Andrade, Adílio, Gilmar Pipoca, Tita; Chiquinho e Marquinho. Os dois gols do Rubro-Negro foram marcados por Chiquinho e Gilmar Pipoca, respectivamente. Pouco mais de 11 mil pessoas foram ao Stade d`Honneur para acompanhar o jogo no dia 27 de abril de 1985. O Brasileirão estava em pausa por conta de jogos das seleções e o Mengão decidiu fazer amistosos. No entanto, contou com alguns desfalques: Filiol, na seleção da Argentina, Mozer e Bebeto na Seleção Brasileira e também as lesões de Leandro, Evaristo de Macedo e Jorginho. Zico e Júnior estavam jogando na Itália.
Wydad Casablanca tinha bom time
Havia nomes de bons jogadores na equipe marroquina. Entre eles, dois se destacavam. O goleiro Ezaki Badou e o meia Aziz Bouderbala foram os principais jogadores da seleção do Marrocos na Copa do Mundo de 1986. O time não conseguiu avançar e caiu na fase de grupos, mas venceu Portugal por 3 a 1.
A dupla ainda foi destaque em outro prêmio. O goleiro ganhou como melhor jogador africano de 1986, enquanto o meia foi o segundo colocado. O placar empatado não foi acaso, mas sim fruto de uma partida complicada contra os marroquinos, que não aliviaram nas divididas e entravam forte em todas as jogadas. Ao menos, é o que lembra o Jornal do Brasil. Veja a publicação do veículo sobre a partida na época:
Excursão do Flamengo contou com derrota para seleção
Nas excursões, também não era raro os jogos contra seleções. Antes de ir ao Marrocos, o Flamengo foi para a Líbia, onde enfrentou a seleção local. No entanto, os líbios venceram por 2 a 0. O clube tinha outros jogos marcados no país, mas foram cancelados e por isso o Mais Querido seguiu para o Marrocos. Antes do jogo contra o Wydad Casablanca, o Mengo empatou em 0 a 0 com o Kassen Marroc Club. Ou seja, o time não conseguiu vencer nenhuma partida naquela excursão. Veja as partidas e as datas desses acontecimentos:
- Seleção da Líbia 2 x 0 Flamengo – 18/04/1985 (Tripoli City)
- Kassen 0 x 0 Flamengo – 23/04/1985 (Municipal de Marrakesh)
- Wydad Casablanca 2 x 2 Flamengo – 27/04/1985 (Stade d`Honneur)
Leia Mais: Flamengo volta ao Marrocos após 55 anos de torneio polêmico para o Mundial
Clubes classificados para o Mundial de Clubes
Além de Flamengo, Real Madrid e Wydad Casablanca, outras quatro equipes completam as sete que disputam o torneio. A competição une os campeões de todos os continentes, além do time anfitrião. Veja todos os clubes classificados:
- Flamengo (campeão da Libertadores).
- Real Madrid (campeão da Champions League).
- Wydad Casablanca (campeão africano e anfitrião).
- Al-Ahly (vice-campeão africano).
- Seattle Sounders (campeão da Concacaf).
- Al-Hilal (campeão da Champions da Ásia)
- Auckland City (campeão da Champions da Oceania)