A derrota do Flamengo por 2 a 1 para o Corinthians, neste domingo (1º), fez o time atingir o pior início de returno do Brasileirão em uma década. Com apenas sete pontos somados em 18 disputados, a equipe rubro-negra acumula a pior pontuação nesse exato período desde 2014.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
O Flamengo soma duas vitórias, um empate e três derrotas nas seis rodadas de segundo turno, um aproveitamento baixíssimo de 38%. O saldo de gols é negativo: sete gols marcados e nove sofridos. Destaque também que todos os pontos foram conquistados em casa, enquanto tem três derrotas como visitante.
➕ Flamengo x Peñarol: Conmebol define uniformes para quartas da Libertadores
A pontuação atual é a pior da década em um início de returno e com diferença de no mínimo dois resultados em relação aos últimos cinco anos. Desde 2019, quando formou o melhor time das Américas e passou a empilhar títulos, o Flamengo não tinha somado menos que 11 pontos nas primeiras seis rodadas do segundo turno.
Analisando os aproveitamentos nas seis rodadas do returno desde 2006, quando o Brasileirão passou a disputado com 20 clubes, o índice de 2024 é o quinto pior. As únicas temporadas piores, além de 2014, foram 2010 (6 pontos), 2012 (2 pontos) e 2011 (2 pontos).
Os números evidenciam que a campanha neste returno do Brasileirão está muito aquém do que o nível atual do Flamengo exige. Anos em que teve pontuação pior foram temporadas em que não brigou pelo título da competição e teve posição final ruim. A única exceção foi em 2011, mas, apesar da quarta colocação, ficou a 10 pontos do líder.
- 2010: 14º colocado
- 2011: 4º colocado
- 2012: 11º colocado
- 2014: 14º colocado
E a importância de se manter constante e sofrer essas quedas bruscas de aproveitamento já ficam evidentes na tabela deste ano. Afinal, o Flamengo viu a distância para o Botafogo subir para seis pontos, quatro para o Fortaleza e três para o Palmeiras. Ainda que tenha um jogo a menos, precisará de outro resultado para ultrapassar os rivais.
Flamengo precisará de ajustes na Data Fifa
O Brasileirão ficará paralisado por 10 dias devido aos jogos das Eliminatórias para a Copa. O elenco rubro-negro receberá três dias de folga e se reapresenta na quinta-feira (5). Em seguida, serão sete dias de treinamento antes do retorno para jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Bahia.
Há expectativa na comissão técnica pela recuperação de jogadores desgastados e lesionados durante esse período, mas Tite precisa fazer outras mudanças. Isso porque o desempenho rubro-negro foi tecnicamente muito ruim nos últimos jogos.
O Flamengo não conseguiu ser um time que fica com a posse da bola e tem volume de chances criadas. Se em dado momento da temporada o problema foi a eficiência ofensiva, o atual período é de um time que pouco troca passes no campo de ataque e aceita o jogo de transição dos adversários.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sequência difícil: Flamengo terá seis desafios em 17 dias; Veja os jogos
- Pulgar volta a treinar, mas ainda é dúvida para Chile x Bolívia
- Sub-15 amassa, Sub-17 ganha mesmo com um a menos e Flamengo supera o Madureira
- Alexandre Mattos se impressiona com força da torcida do Flamengo: ‘outra realidade’
- ‘Muita especulação’, afirma Braz sobre substituto de Pedro no Flamengo