O Flamengo fechou uma parceria com o Governo do Rio de Janeiro em programa de prevenção e combate à violência contra a mulher. Em cerimônia realizada na Gávea, nesta segunda-feira (23), o governador Cláudio Castro e o presidente Rodolfo Landim assinaram o documento que faz parte do programa “Antes que Aconteça”, da Secretaria de Estado da Mulher.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
O protocolo focado em aumentar o apoio às vítimas foi assinado também por Heloísa Aguiar, secretária de Estado da Mulher, pela deputada federal Soraya Santos e pela primeira-dama do Estado Analine Castro. Landim falou após oficializar a participação do Flamengo, destacando o compromisso do clube com a causa.
➕ Birner deixa companheiros pasmos ao analisar possibilidades do Flamengo na Libertadores
“Ficamos muito honrados em participar dessa iniciativa. É chocante perceber que a maioria dos feminicídios acontece com mulheres que já possuem medidas protetivas. Isso mostra que precisamos intensificar nossos esforços. O Flamengo está comprometido em apoiar essa causa tão importante, para que o futebol seja sempre um espaço de alegria e não de violência”, disse o mandatário rubro-negro.
O protocolo de intenções tem o objetivo de mobilizar diferentes setores para a criação de estratégias e ações conjuntas no combate a todos os estágios da violência contra a mulher. Desde a violência psicológica até o feminicídio. O documento entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial e terá vigência de 24 meses, podendo ser renovado pelo mesmo prazo.
Além disso, está previsto a realização de palestras e criação de material educativo voltados para educação de homens e meninos pelo fim da violência contra a mulher no esporte. O Cristo Redentor foi iluminado na cor lilás após as assinaturas, para representar a luta contra a violência de gênero.
Cláudio Castro exalta projeto e participação do Flamengo
O comprometimento do Flamengo com a causa foi algo celebrado por todos que assinaram o documento, entre eles o governador Cláudio Castro. Ele frisou a importância da iniciativa e como a presença do Fla ajuda a alavancar o alcance.
“Estamos dando mais um passo importante na luta contra a violência e para proteger as meninas e mulheres do nosso estado, criando espaços mais seguros e acolhedores. Com a força do Flamengo e dessa parceria, queremos levar essa mensagem de respeito e proteção preventiva para cada vez mais pessoas”, afirmou, antes da primeira-dama citar a importância do esporte nesse processo:
“O futebol traz alegria para muitos, mas essa alegria não pode se transformar em dor para as mulheres. Essa parceria com o Flamengo é um passo importante para conscientizar a sociedade, principalmente os homens, sobre o respeito e a proteção das nossas mulheres. Precisamos trabalhar juntos para criar uma sociedade mais justa e segura para todos”, disse Analine Castro.
Heloísa Aguiar ressalta a relevância do Antes que Aconteça estar presentes os estádios: “Esse programa ajuda a proteger cada vez mais mulheres. A violência contra elas é uma realidade que precisa ser enfrentada com rapidez e ação. Com o apoio do Flamengo e outros clubes, estamos ampliando essa rede de proteção, ocupando espaços importantes como os estádios. Quanto mais rápido agirmos, mais vidas salvaremos”.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Brasileirão: Flamengo tem 2 jogadores entre os que mais recuperam bolas
- Chapolin Rubro-Negro evolui quadro e se aproxima de alta
- Sesc Flamengo x Fluminense: Edinara aponta o que fará a diferença para o Mengão
- Final da Copa do Brasil pode salvar bilheteria do Flamengo
- Zico, Diego Ribas, Cristiane e mais: veja onde assistir ao Futebol da Esperança