O Flamengo ainda não anunciou oficialmente a demissão do técnico Paulo Sousa. Porém, nos bastidores a saída do português é dada como inevitável. Os relatos de que a diretoria rubro-negra já teria se decidido pela troca do comando técnico surgiu logo após o fim do jogo com o Red Bull Bragantino, nessa quarta-feira (8).
A quinta feira amanheceu com as redes sociais fervilhando com especulações de nomes para substituir Paulo Sousa. Um dos nomes mais citados foi o de Dorival Junior, atualmente no comando do Ceará. O jornalista Venê Casagrande afirmou no programa SBT Sports de hoje que o Flamengo já fez proposta ao treinador e aguarda resposta.
Também estão cotados para substituir Paulo Sousa, os treinadores Juan Pablo Vojvoda, Cuca, Maurício Barbieri, Eduardo Coudet, entre outros.
Dorival Junior já treinou o Flamengo em duas oportunidades, em 2012/2013 e 2018. Na última passagem, ele foi contratado como técnico tampão no final da temporada, fazendo apenas 12 jogos no Campeonato Brasileiro daquele ano.
Na ocasião, Dorival se indispôs com o goleiro Diego Alves ao coloca-lo na reserva para promover Cezar à titularidade. Os dois trocaram farpas pela imprensa. Quando a atual diretoria assumiu o clube, em janeiro de 2019, Dorival foi demitido e Diego Alves foi reintegrado ao elenco.
Paulo Sousa tem apenas 31 jogos no Flamengo
Paulo Sousa comandou o Flamengo em 31 jogos, com 18 vitórias, seis empates e sete derrotas. Inicialmente apoiado pela torcida, o treinador Português viu o clima mudar após perder a Supercopa do Brasil para o Atlético-MG e o Campeonato Estadual para o Fluminense. As atuações do time nas finais do Carioca 2022 contra o Fluminense foram o estopim para críticas às escolhas táticas do técnico.
O mau desempenho no início do Campeonato Brasileiro acelerou o processo de fritura do treinador. Em dez jogos, o Flamengo de Paulo Sousa venceu três jogos, empatou três e perdeu quatro. Mesmo nas vitórias, a performance do time foi criticada.
Em alguns poucos jogos o time mostrou dom desempenho. Exemplos foram a vitória por 3×1 sobre o São Paulo na segunda rodada e o empate por 0x0 contra o Palmeiras na quarta rodada. Paulo Sousa sofreu também com rumores de insatisfação do elenco com seus métodos de treinamento e escolhas de posicionamento dos atletas.