Desde 2018, ou o Flamengo cai nas oitavas de final, ou chega até a decisão da Copa Libertadores. Foram três finais, vencendo duas e perdendo uma. O Rubro-Negro já avançou e está nas quartas de final, mas pode se apegar a outro tabu positivo: o cruzamento com o Peñarol.
Isso porque o adversário do Mengão na próxima fase esteve no caminho do Rubro-Negro em dois títulos. Nas duas últimas vezes que o Flamengo pegou o Peñarol, terminou levantando taça. Foi assim na Copa Libertadores 2019, mais recentemente, mas também aconteceu na Copa Mercosul 1999.
➕Rossi diz o que foi fundamental para a classificação do Flamengo
Flamengo eliminou Peñarol na semifinal da Mercosul
Antes da final contra o Palmeiras, que teve Lê marcando o gol do título do Flamengo na Copa Mercosul 1999, o Mengão precisou despachar os uruguaios em dois jogos na fase semifinal. A circunstância era parecida, já que o Mengão também teve que jogar a partida de volta fora de casa.
O Flamengo precisa tirar lições daquele encontro e fazer o placar em casa. No jogo de volta, o Mengo perdeu, mas o que garantiu a classificação foi a construção do placar na ida. No Maracanã, o Flamengo venceu o Peñarol por 3 a 0. Os gols foram marcados por Leandro Machado, aos 29 minutos, Maurinho, aos 44, e Lê, que fechou a conta na reta final do jogo.
No jogo de volta, o Flamengo viu o Peñarol correr atrás do prejuízo e abrir o placar aos 45 minutos. No entanto, o Rubro-Negro empatou, de pênalti, com Athirson no segundo tempo. Reinaldo chegou a virar para o Mais Querido, mas no segundo tempo, os uruguaios empataram, e Bengoechea chegou a virar no último minuto para o Peñarol em penalidade: 3 a 2. A equipe até conseguiu marcar os três gols, mas não conseguiu sair sem ser vazada.
Ano mágico de 2019 teve Peñarol na fase de grupos da Libertadores
A lembrança mais recente do Peñarol é exatamente de 2019. A temporada dourada sob o comando de Jorge Jesus se iniciou com Abel Braga, que conduziu o time na fase de grupos antes da chegada de reforços importantes na janela do meio do ano. Por isso, o clube acabou saindo derrotado do Maracanã, algo que não pode voltar a acontecer em 2024.
Os resultados chegam a preocupar, já que classificariam os uruguaios caso o encontro já fosse no mata-mata. No Maracanã, o Mais Querido sofreu gol de Lucas Viatri no fim da partida, perdendo por 1 a 0 no jogo do primeiro turno do Grupo D. Gabigol foi expulso do certame.
No segundo turno do grupo, o Mengão também não venceu. No Campeón del Siglo, as equipes ficaram no empate por 0 a 0. Mas o Flamengo precisava apenas de um ponto para avançar, e o empate fora de casa teve sabor de vitória. Apesar de não vencer o Peñarol nessa edição, o time terminou o ano campeão, ou seja, encerrando com taça pela segunda vez após ter o time uruguaio entre seus adversários.
Fla eliminou Bolívar
Para alcançar a fase de quartas de final, o Flamengo venceu o Bolívar por 2 a 0 no Maracanã, na semana passada. Na última quinta-feira (22), o time conseguiu a classificação na base da superação jogando na altitude de La Paz, perdendo por 1 a 0.
Flamengo e Peñarol voltam a se encontrar, e a ida acontece no dia 18 de setembro, dentro de casa. Fora, o jogo de volta acontece no dia 25 de setembro.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Jornalista revela fala de Jorge Jesus sobre Libertadores 2019: ‘Filipe Luís amarelou na final’
- Colaboração do torcedor: como Flamengo planeja ajuda da Nação na construção do estádio
- De Andrezinho a Guilherme: 4 jovens que estrearam com gol pelo Flamengo
- Flamengo define horário da eleição para presidente na Gávea
- Flamengo planeja data para retorno de Pedro aos gramados