Motivo de muita reclamação de dirigentes e de Tite, o calendário do Brasileirão enfim dará intervalos maiores entre os jogos para o Flamengo. O clube criticou veemente a CBF pela maratona de jogos com média de partidas a cada três dias durante período de Copa América, mas agora ganhou tempo importante antes de jogos contra Fortaleza e Criciúma.
O elenco rubro-negro ganhou folga após empate com o Cuiabá e se reapresenta nesta segunda-feira (8) visando duelo com o Fortaleza, que será na quinta-feira (11). Tite reclamou do pouco intervalo entre jogos com Atlético-MG e Cuiabá e da recusa da CBF para adiar o jogo. A decisão da entidade não agradou ao clube, mas, por outro lado, é o que o tempo maior antes da próxima partida.
➕ Flamengo e Claudinho voltam a se aproximar e negócio pode sair
Quando um jogos acontecem a cada três dias, o treinador tem um treinamento para preparar a equipe com foco no próximo rival. Isso porque o dia seguinte aos jogos é de atividade regenerativa para os titulares. Já para encarar o time nordestino, serão três dias de treino.
Após enfrentar o Fortaleza, serão nove dias até o Flamengo voltar a atuar. O time enfrentaria o Internacional no dia 17, mas partida foi adiada e ainda não data para acontecer. Sendo assim, a equipe jogará somente no dia 20, contra o Criciúma, no Maracanã, pela 18º rodada do Brasileirão.
Tempo que será fundamental não só para Tite administrar descanso e treinamentos do elenco, mas também para diminuir o número de desfalques. Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña retornam ao clube entre os dias 13 e 15, a depender do desempenho do Uruguai na reta final da Copa América.
Além disso, o clube trabalha para recuperar os lesionados Cebolinha, Igor Jesus e Bruno Henrique. Igor já no treina no campo e pode ser relacionado contra o Fortaleza, Cebolinha está em fase de transição e Bruno inicia processo de recuperação após entorse no jogo contra o Cuiabá.
Sendo assim, a depender da condição física dos convocados ao retornarem e da recuperação dos lesionados, há chance dos sete serem ao menos relacionados para jogo Flamengo x Criciúma.
Tite disse que pouco descanso pode ter influenciado em lesão de Bruno Henrique
Na coletiva pós jogo entre Flamengo e Cuiabá, Tite fez críticas firmes ao calendário do Brasileirão e disse que lesão de Bruno Henrique pode estar relacionada com o problema. O treinador frisa que não há certeza sobre afirmação e é sua opinião, mas entende que o atleta poderia evitar a torção no tornozelo caso estivesse “limpo” fisicamente.
Atleta do Cuiabá cai sobre a perna do atacante rubro-negro em lance, o que ocasionou a torção.
“Eu não sei, tenho dúvidas se o BH estivesse limpo, ele poderia desviar do contato e não se machucar. Quando se tem uma quantidade de jogos excessivos, a propensão de um atleta se machucar era muito melhor. Se o sindicato dos atletas colocou que 66 horas é o tempo para tá, está errado. Não está dando o tempo suficiente, está dando a prerrogativa pro atleta se machucar”, disse Tite.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Fortaleza x Flamengo: Vojvoda destaca importância de confronto direto no Brasileirão
- STJD define data para julgamento do Atlético-MG pelos eventos diante do Flamengo na Arena MRV
- Próximo adversário do Flamengo, Fortaleza não perdeu em casa no Brasileirão
- Bap pretende contratar português para compor diretoria do Flamengo, afirma jornalista
- Dá para sonhar? Projeção aponta Flamengo com chance de título do Brasileirão menor que 1%