O time juvenil do Flamengo estreou, nesta quinta-feira (28), na Copa do Brasil Sub-17. Jogando no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Mais Querido derrotou o Ceará por 4 a 1, com gols de Vitor Gabriel e Patrick, duas vezes cada. Thiaguinho descontou para a equipe cearense.
Com o resultado, o Flamengo enfrentará o Santos nas oitavas de final da competição. O primeiro confronto, com data marcada para o dia 11 de outubro, terá mando de campo do Mais Querido, enquanto o Santos decidirá em seus domínios.
Apesar de nunca ter conquistado o troféu, o Flamengo tem um histórico interessante no torneio. Somente na última temporada o clube não chegou às semifinais da competição, criada em 2008. Na oportunidade, o Mais Querido caiu na fase quartas de final para o Sport. Finalista em 2013, acabou derrotado pelo São Paulo.
Os Garotos do Ninho voltam a campo diante do Nova Iguaçu, no domingo (1), às 13h (de Brasília), no CT do Nova Iguaçu, pelo Campeonato Estadual.
Resumo da partida
O Flamengo abriu o placar com o centroavante Vitor Gabriel. A jogada iniciou com um lançamento de Luan para Vitor Ricardo. O atacante se desvencilhou facilmente da marcação e fez o cruzamento na medida para o camisa 9 inaugurar o marcador. No entanto, o Ceará equilibrou as ações e chegou ao empate com Thiaguinho, ainda no primeiro tempo.
Como previa o regulamento, caso vencesse por dois ou mais gols de diferença, o Flamengo eliminaria o jogo da volta. Então a equipe do técnico Márcio Torres pressionou o adversário a fim de evitar uma segunda partida. Em jogada de bola parada, Yuri César cobrou o escanteio, Vitor Gabriel cabeceou e o goleiro alvinegro deu rebote nos pés de Patrick, que não perdoou.
O zagueiro viria a marcar novamente, desta vez em cobrança de pênalti. Vitor Gabriel deu números finais à partida, após ter recebido assistência de Yuri César. Pelo lado rubro-negro, o meia Matheus Alves foi expulso no final da peleja.
“Foi um bom resultado, mas não conseguimos mostrar nosso melhor futebol. O campo estava bem pesado, mas isso não justifica. Vamos trabalhar, no domingo temos um confronto pelo Carioca, que vai servir de preparação para o jogo contra o Santos, que vai ser bem duro”, disse o meio-campista Luan, após a partida.
Nesta temporada, o time Sub-17 do Flamengo conquistou a Taça Guanabara e lidera com folga a Taça Rio. No segundo turno, inclusive, já garantiu vaga na semifinal. Caso o Rubro-Negro conquiste a Taça Rio, será declarado campeão sem a necessidade de uma final, como ocorreu na última temporada.
Flamengo: Victor Hugo; Braian, Vinicius (Natan), Patrick, Ramon; Luan (Henrique), Matheus Alves; Vitor Ricardo (Marx Lenin), Yuri César (Francisco), Wendel; Vitor Gabriel (Rhyan). Técnico: Márcio Torres.
Crédito da imagem destacada: Lucas Moraes