O Flamengo entra em campo na noite desta quarta-feira (29) para enfrentar o Tolima, na Colômbia. O jogo é válido pelas oitavas de final da Libertadores. Com muitos desfalques por conta de suspensão, lesões e surto de Covid, o Rubro-Negro não deve ter vida fácil.
Apesar de nunca na história ter enfrentado o Tolima, o Rubro-Negro tem um bom histórico jogando contra times colombianos pela Libertadores. O Mais Querido já jogou 16 partidas. São 10 vitórias, três empates e apenas três derrotas, o que dá um aproveitamento de 68,75%. Mas diferentemente da partida de hoje, a maioria dos jogos aconteceram pela fase de grupos.
Veja mais: Tolima x Flamengo: Confira a equipe de transmissão
Mas como a partida de hoje será realizada em solo colombiano, o Mundo Rubro-Negro fez um levantamento dos jogos do Flamengo na Colômbia pela competição continental. O Mengão jogou oito partidas, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas:
- 1981: Deportivo Cali 0x1 Flamengo
- 1984: América de Cali 1×1 Flamengo
Junior Barranquilla 1×2 Flamengo
- 1993: América de Cali 2×1 Flamengo
Atlético Nacional 0x1 Flamengo
- 2002: Once Caldas 1×0 Flamengo
- 2018: Santa Fé 0x0 Flamengo
- 2020: Junior Barranquilla 1×2 Flamengo
Tolima tem bom histórico contra brasileiros
O Tolima costuma ser uma pedra no sapato das equipes brasileiras. Isso porque time colombiano já venceu o Grêmio, Athletico-PR, América-MG, Atlético-MG (As duas vitórias contra os times mineiros foram em Belo Horizonte, nesta atual edição. Alem dessas vitórias, também teve a famosa classificação contra o Corinthians, na Pré Libertadores de 2011, certamente a mais importante.
Mas para o confronto desse ano, o Mengo chega com a vantagem de decidir a eliminatória contra os colombianos em casa. Isso porque o Rubro-Negro, na época comandado pelo técnico Paulo Sousa, fez a terceira melhor campanha da fase de grupos, com 16 pontos e zero derrotas. Enquanto o Tolima foi o segundo colocado do seu grupo, com 11 pontos, atrás do Atlético-MG. Portanto, esse desempenho faz com que o time carioca decida no Maracanã.