O Flamengo estreia no NBB 2023/24 nesta sexta-feira (13), contra o Minas, no Maracanãzinho. Será o primeiro jogo da edição, porém não valerá pela abertura oficial da competição. Isso porque, oficialmente, a ‘abertura’ será entre Franca e São Paulo, no dia 21. O FlaBasquete teve a antecipação de partidas devido ao grande número de jogadores convocados para o Pan-Americano, no Chile.
O Flamengo vai em busca do oitavo título e voltar a levantar a taça do NBB após duas temporadas. A última vez que o Orgulho da Nação conquistou a competição foi em 2020/21. Nas duas seguintes edições, o vencedor foi o Franca.
Leia mais: Treinador do Flamengo vê ‘grande prejuízo’ com briga entre CBB e NBB
Elenco do FlaBasquete
Após não conquistar nenhum título de expressão na temporada 2022/23, o Flamengo realizou uma grande reformulação no elenco. As saídas ficaram por conta de: Ricardo Fischer, Hettsheimeir, Aguirre, Vildoza, Mineiro e Luke Martinez. Com mais de um time descartado, a diretoria foi ao mercado contratar reposições para o novo ano do basquete.
O FlaBasquete, que manteve a comissão de Gustavo De Conti, se reforçou com seis atletas: armador Franco Balbi, armador Scott Machado, ala Didi Louzada, ala Felipe Motta, pivô Maique e pivô Marko Filipovity. Os permanecentes foram: armador Loku Cuello, ala Gui Deodato, ala-pivô Gabriel Jaú, ala Olivinha, armador Matheus Leoni e ala Emanuel.
Confira mais: Reforço húngaro tem estreia espetacular em vitória do Flamengo com mais de 100 pontos
Principais rivais do Flamengo no NBB
Os três principais rivais do Flamengo nesta edição do NBB são: Franca, São Paulo e Minas. Franca (atual campeão) e São Paulo foram os finalistas da última temporada, apesar das perdas de algumas peças, as equipes conseguiram manter um bom nível. O Tricolor, por exemplo, teve a saída do Marquinhos, ex-Flamengo, que foi para o Uruguai, mas rescindiu contrato e está livre no mercado. O Minas, por sua vez, parou na semifinal da última edição, assim como o Mais Querido, e costuma ter bons elencos.
Além desses times, Paulistano e Corinthians também se reforçaram na janela e montaram um elenco promissor para o NBB. O Alvinegro, na última temporada, foi eliminado para o Unifacisa nas oitavas de final.
Próximos jogos do FlaBasquete
Após a estreia diante do Minas, nesta sexta-feira (13), o Flamengo encara o Pato Basquete, no domingo (15), no Maracanãzinho, pela segunda rodada do NBB. Depois dos dois compromissos, o FlaBasquete dará uma pausa na competição nacional e só retorna a disputar no dia 7 de novembro, no clássico com o Botafogo. Em seguida, terá mais um clássico com o Vasco, no dia 9.
No meio dessa pausa devido ao Pan-Americano, o Orgulho da Nação vai participar do amistoso com o Orlando Magic, no dia 20 de outubro, nos Estados Unidos.
Novidades de Vasco e Botafogo para NBB
Nesta edição, o Flamengo terá a companhia de Vasco e Botafogo no NBB. Após os dois não formarem mais equipes profissionais de basquete, o Rio de Janeiro voltará a ser representado por três clubes na principal competição do país. No entanto, os três vivem fases distintas na preparação para o NBB.
O Flamengo foi campeão do Campeonato Carioca de Basquete, que foi usado como forma de preparação. O treinador Gustavo De Conti, aliás, criticou a ausência dos rivais no torneio estadual. Enquanto isso, o Vasco optou por participar do torneio Copa KTO e foi campeão ao vencer o Caxias do Sul na final.
Diferentemente de Flamengo e Vasco, Botafogo continua na fase de montagem do elenco e nem sequer disputou alguma competição antes do início do NBB.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão