O Flamengo irá decidir a final da Copa do Brasil longe do Rio de Janeiro pela quarta vez em sua história. Ou seja, como visitante. O adversário é o São Paulo, dia 24 de setembro, no Morumbi. Sendo assim, o MRN foi atrás e pesquisou como foram as últimas vezes em que o Mengão teve que deixar o solo carioca para tentar ser campeão do torneio fora de seus domínios.
Ao todo, nas três finais, o Flamengo venceu apenas uma: no ano de 1990 contra o Goiás. Em seguida, duas decisões e vices para o Cruzeiro, em 2003 e 2017. No ano de 2006, o mando da finalíssima era do Vasco, mas ambos os jogos foram no Maracanã e o Fla saiu como campeão.
Leia também: Landim bate martelo e Flamengo decide futuro de Jorge Sampaoli
1990: Goiás x Flamengo
Ida: 1×0 Flamengo
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia – Público: 45.504 pagantes
Escalação rubro-negra na finalíssima: Zé Carlos, Ailton, Vítor Hugo, Rogério Lourenço e Piá; Uidemar, Júnior, Bobô (Nélio) e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho (Marquinhos).
Técnico: Jaír Pereira
2003: Cruzeiro x Flamengo
Ida: 1 a 1 no Maracanã
Volta: 3×1 Cruzeiro no Mineirão
Local: Mineirão, Belo Horizonte – Público: 79.614 pagantes
Escalação rubro-negra na finalíssima: Júlio César; Luciano Baiano, Fernando, André Bahia e Athirson; André Gomes (Igor), Fabinho, Fábio Baiano (Jean) e Felipe; Edílson e Fernando Baiano.
Técnico: Nelsinho Baptista
2017: Cruzeiro x Flamengo
Ida: 1 a 1 no Maracanã
Volta: 0 a 0 no Mineirão com Cruzeiro campeão nos pênaltis
Local: Mineirão, Belo Horizonte – Público: 56.467 pagantes
Escalação rubro-negra na finalíssima: Alex Muralha; Pará, Réver, Juan e Trauco; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton (Lucas Paquetá), Berrío e Guerrero
Técnico: Reinaldo Rueda.