Vai começar o torneio mais importante do continente e do calendário rubro-negro. Chegou o dia de estrear na Copa Libertadores 2024, e o MRN traz os detalhes do primeiro jogo do Flamengo na competição em busca do ineditismo: se tornar o primeiro tetracampeão do torneio no Brasil. Assim, a edição pode ser histórica para o Mais Querido.
Horário e onde assistir Millonarios x Flamengo
O certame acontece no El Campín, em Bogotá, na Colômbia, às 19h (Horário de Brasília) desta terça-feira (2). Ou seja, o Mengão abre o torneio, fazendo o primeiro jogo da competição em 2024, ao mesmo tempo de Barcelona x Cobresal.
➕Tite faz troca na escalação do Flamengo antes da estreia na Libertadores
Com a estreia fora de casa, a maior parte da torcida quer saber onde assistir ao jogo do Flamengo. A transmissão é feita de forma exclusiva pela ESPN, e a plataforma de streaming da emissora, o Star+, também passa a partida.
Prováveis escalações
O time de Tite para a estreia na Libertadores não deve fugir muito do que vem sendo no Carioca. O técnico não conta com Gerson, que se recupera de lesão, e Wesley, que teve problema na coxa. Gabigol, que está suspenso do futebol e ainda vai recorrer após o julgamento sobre suposta tentativa de fraude em exame antidoping, também está fora.
Agustín Rossi; Guilhermo Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Nicolás de la Cruz e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Pedro.
O Millonarios, por sua vez, tem seis desfalques. Os zagueiros Jorge Arias, Omar Bertel e Andréas Llinas estão fora. O meia Daniel Cartaño é outra baixa, assim como os atacantrs Santiago Giordona e Leonardo Castro. O técnico Alberto Gamero deve mandar o seguinte time:
Álvaro Montero, Jorge Arias, Óscar Vanegas, Delvin Alfonzo e Yuber Quiñonez; Stiven Vega, Juan Pereira e Daniel Ruiz (Nicolas Arevalo); Daniel Giraldo, Beckham Castro e Santiago Giordana (Leonardo Castro).
Flamengo encara altitude de Bogotá
Além do Millonarios, o Mengão tem outro adversário na Colômbia: a altitude. São 2.650 metros acima do nível do mar em Bogotá. Mas o preparador físico Fábio Mahseredjian é reconhecido como um especialista em partidas na altitude e já falou sobre o assunto à Fla TV.
“(…) A altitude afeta o teu sistema de transporte de oxigênio, mas o mais importante são os efeitos agudos dessa exposição à altitude. Quando você sai do avião e você põe o pé para fora, a 3.600 metros, que é a altitude de La Paz- e no aeroporto é de até 4.000m- você na hora começa a hiperventilar. O que é hiperventilar? Fica ofegante sem perceber. Eu, que sou da área, percebo que estou ofegante. E todos os jogadores ficam ofegantes também. Isso desencadeia uma série de reações fisiológicas no teu organismo que demoram a aparecer”, diz, antes de complementar:
“Os sintomas a essas reações demoram aproximadamente seis horas a aparecer. Quais são esses sintomas? Dor de cabeça muito forte, náusea, ânsia de vômito, sangramento nasal. Você opta por chegar na hora do jogo somente por esse aspecto de sintomas que você tem da exposição aguda à altitude. Por quê? Fisicamente, você vai perder de qualquer forma. Você vai ter um decréscimo na potência e na capacidade aeróbica. Porque o seu sistema de transporte de oxigênio está afetado”.
O plano definido, portanto, foi chegar com antecedência a Bogotá para treinar, enquanto o jogo contra o Bolívar, em La Paz, terá o Mengo chegando apenas no dia da partida. São estratégias diferentes adotadas pela diferença de nível acima do mar.
Tite já venceu Millonarios em Bogotá
Fábio Mahseredjian, aliás, já estava com Tite em 2013, quando o Corinthians venceu na altitude. Em Bogotá, a equipe paulista bateu o mesmo Millonarios pelo placar magro de 1 a 0. Portanto, não é novidade para a comissão técnica do Flamengo, que parece saber o que está fazendo. Na bola, o Mengão tem tudo para estrear com uma vitória na Libertadores.
Brasil ainda não tem tetracampeão
O maior campeão da Copa Libertadores é o Independiente, com sete taças. O Boca Juniors vem logo depois, com seis. Até no Uruguai tem time com mais títulos que no Brasil: o Peñarol, com cinco. Voltando para a Argentina, o próprio River Plate já é tetra.
Em solo brasileiro, nenhuma equipe chegou ao quarto título. Antigamente, poucos eram tri: São Paulo e Santos foram os primeiros, mas hoje, Flamengo, Palmeiras e Grêmio também detém três títulos cada um. Com a sequência de seis títulos de brasileiros seguidos na competição, desde 2019, a briga pelo tetra se torna cada vez mais acirrada.
O duelo à parte é para saber quem será o primeiro tetra do torneio em solo nacional. O Flamengo busca a honraria, e basta voltar a conquistar o torneio para ter quatro canecos após as conquistas de 1981, 2019 e 2022.