O Flamengo vem se reestruturando financeiramente desde 2013, com a vitória da Chapa Azul nas eleições de 2012. De lá para cá, o Mais Querido passou de times modestos e contratações de jogadores desconhecidos a o melhor elenco do continente e diversos títulos importantes. O número de jogadores convocados para a Seleção traduz essa subida de patamar.
Desde que o técnico Tite assumiu a Seleção Brasileira, em 2016, o Flamengo é o time com mais jogadores convocados. O Rubro-Negro supera Barcelona, Real Madrid, PSG, entre outros gigantes do futebol europeu. De lá para cá, 11 jogadores diferentes do Mengão vestiram a camisa amarela, dois a mais do que o Grêmio, segundo colocado no ranking.
Leia mais: Flamengo supera Real Madrid e City em ranking em 2022
Mas a lista de 11 jogadores conta com alguns nomes curiosos, que começaram bem no Flamengo, mas deixaram o clube sem grande destaque. São eles: Alex Muralha, Diego Ribas, Jorge, Willian Arão, Gabriel Barbosa, Lucas Paquetá, Rodrigo Caio, Bruno Henrique, Hugo Souza, Pedro e Everton Ribeiro. Os dois últimos estarão com a Seleção Brasileira no Catar.
Além do Flamengo, outros três clubes brasileiros estão entre os sete com mais convocados. Grêmio, com nove jogadores, Atlético-MG, com sete, e Palmeiras, com cinco. Portanto, o Barcelona é o terceiro da lista, com oito. Além do clube espanhol, Juventus (6), Real Madrid e Manchester United (5), PSG, Liverpool, Chelsea, Atlético de Madrid e City (4), fecham o top-7.
Flamengo no ranking histórico de jogadores na Copa do Mundo
Portanto, o grande número de jogadores convocados na “Era Tite” alavancou o Flamengo no ranking de convocações para a Copa do Mundo. Com Pedro e Everton Ribeiro chamados para o Mundial do Catar, o Mengão empatou com o Vasco na terceira colocação, com 35 convocações para Copas. O Mais Querido fica atrás do São Paulo, com 46, e Botafogo, com 47.