O sonho não acabou: o Flamengo ainda pode ir em busca do tão sonhado bicampeonato do Mundial de Clubes. Desta vez, em um nível ainda mais difícil. A nova Copa do Mundo de Clubes está saindo do papel e já tem mais informações divulgadas pela Fifa. A entidade definiu nesta terça-feira (14) que o novo Mundial, que acontece em 2025, terá o Mengão como um dos seis representantes da América do Sul e 32 participantes no total.
No entanto, o Mais Querido vai encontrar um velho conhecido no torneio. O Palmeiras. Isso porque a competição de 2025 vai contar com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024. Ou seja, Palmeiras e Flamengo são os primeiros garantidos, pelos títulos de 2021 e 2022, respectivamente. Os campeões de 2023 e 2024 se juntarão ao quarteto e ainda não há informações sobre os outros dois representantes sul-americanos. É possível que a decisão seja tomada de acordo com o ranking da Conmebol.
Leia Mais: Ranking mundial da IFFHS: posição do Flamengo assusta rivais
Confira quantos clubes cada continente terá:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Assim como a Copa do Mundo, o novo Mundial de Clubes vai acontecer de quatro em quatro anos. Ou seja, com início em 2025, a edição seguinte acontece em 2029, sempre um ano antes das Copas do Mundo de seleções. É possível que o torneio seja usado como evento-teste para as Copas.
Flamengo busca tetra da Libertadores
O Rubro-Negro, entretanto, pode ainda ter outra chance no Mundial de Clubes por intermédio da própria Libertadores, vencendo mais um título. O formato atual deve seguir acontecendo até 2024. Portanto, ainda há chances de voltar ao torneio, mas o Mundial atual não está garantido para os anos posteriores ao novo, de 2025.
Em 2023, o Maracanã vai se sediar a final da Libertadores e o Mengão pode ser campeão em casa. Caso isso ocorra, o Mais Querido se tornaria o maior vencedor da competição dentro do Brasil, com quatro taças.