2022 foi um ano de conquistas para o Flamengo. A Libertadores e a Copa do Brasil chegaram na Gávea e teve muita festa nas ruas do Rio de Janeiro para comemorar uma temporada tão mágica. Mas o time rubro-negro também foi campeão em outro quesito: partidas jogadas. É evidente que com o avanço nos torneios as equipes jogam mais, mas o Mais Querido foi quem mais entrou em campo no mundo na temporada.
Ao lado do São Paulo, são 77 partidas jogadas, em média, 20 a mais que grandes clubes europeus. O número preocupa porque o desgaste físico vem atrapalhando o Flamengo no decorrer dos anos. Arrascaeta é um exemplo: o uruguaio jogou reta final das copas ‘no sacrifício‘, com dores por conta de uma pubalgia. Esse desgaste deriva justamente do calendário excessivo praticado no Brasil. Flamengo e São Paulo jogaram, em média, de três em três dias.
Leia Mais: João Gomes puxa provocação ao Palmeiras em festa do Flamengo
O Real Madrid que foi campeão da Champions League, por exemplo, atuou 56 vezes. O Manchester City, 58. Para trazer para mais perto, na Argentina, o Boca Juniors jogou 57 partidas. Os números denotam calendário cheio e prejudicial ao físico dos atletas. Veja os clubes que mais jogaram nos principais países do mundo:
- Brasil: São Paulo e Flamengo – 77 vezes
- Inglaterra: Manchester City – 58 vezes
- Argentina: Boca Juniors – 57 vezes
- Espanha: Real Madrid – 56 vezes
- Portugal: Porto – 53 vezes
- França: PSG – 50 vezes
- Itália: Milan – 48 vezes
- Alemanha: Bayern de Munique – 47 vezes
Número é recorde no Flamengo nas últimas temporadas
Desde 2017 que o clube não tem um número tão alto de jogos. Na temporada 2021, mesmo chegando na final da Libertadores, foram 76 jogos, um a menos que em 2022. Já na temporada 2020 o número diminui um pouco, também por conta da eliminação precoce na Libertadores, caindo para o Racing nas oitavas: 67 jogos.
Em 2019, quando o time comandado por Jorge Jesus se sagrou campeão da Libertadores e do Brasileirão precisou entrar em campo 76 vezes, mesmo número de 2021, desta vez, jogando o Mundial de Clubes. Em 2018, foram 68 jogos, mas em 2017, finalmente o clube supera a marca de 77 jogos em 2022. Vice da Copa do Brasil e Sul-Americana, o Mengão jogou 84 vezes.