Flamengo e Pinheiros disputaram na tarde deste domingo (17) a final da Liga Nacional de Polo Aquático Feminino, no Rio de Janeiro. As rubro-negras foram derrotadas por 10 a 8. Nas semifinais, o Flamengo derrotou a ABDA – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos por 7 a 6. O Pinheiros manteve seu favoritismo e derrotou o Sesi-SP por 14 a 4.
Leia mais: Em meio à crise e ameça de extinção, Flamengo ESports é tricampeão de Lol
A partida
O Flamengo foi em busca do seu terceiro campeonato, o Pinheiros queria ser bicampeão. A final teve como destaque o equilíbrio entre as duas equipes. O Flamengo tinha sua equipe formada praticamente por jogadoras da base, enquanto o Pinheiros tinha diversas jogadoras mais experientes e com passagens no exterior. A partida foi decidida no detalhe, no terceiro quarto, a equipe rubro-negra conseguiu fazer quatro gols e chegou a estar na frente do placar por alguns minutos. No final, o ímpeto da equipe paulista foi determinante para que o Flamengo saísse derrotado na final.
As jogadoras do Pinheiros eram apontadas como as grandes favoritas ao título da Liga Nacional. A equipe saiu invicta da fase regular do campeonato, com seis vitórias e 61 gols marcados. Mesmo após ficar enfraquecida por algumas transferências de jogadoras que foram jogar fora do país, o clube permaneceu entre os favoritos e chegou na final com todo mérito.
As duas equipes já haviam disputado a final do Troféu Brasil, em 2021, na ocasião, o Pinheiros conseguiu o título após vencer o Flamengo por por 8 a 2.
As equipes masculina e feminina do rubro-negro voltarão para as águas já no começo do mês de maio, quando ocorre a disputa do Open de Polo Aquático. A competição será em casa, na Gávea, e terá a presença do torcedor.