O Flamengo perdeu por 64×62 para o Franca no jogo dois da série melhor de cinco das finais do Novo Basquete Brasil, nesta quinta-feira (2), no Maracanazinho. Com o resultado, o Rubro-Negro se complicou na busca pelo octacampeonato do NBB.
Franca lidera a série por 2×0 e pode garantir a taça no sábado, também no Rio de Janeiro. O time paulista busca o seu primeiro título do NBB. Veja como foi o jogo.
Leia Mais: Marca na base e no profissional: Gica brilha nos jogos contra seu ex-clube
1º Tempo – Robinson comanda o ataque e defesa para Franca
O primeiro quarto começou intenso, como os dois times apostando nos ataques rápidos. Desde o início, as defesas se mostraram eficientes. Dar Tucker comandou o placar com 8 pontos nos primeiros dez minutos. Do lado do Franca, Jonathan fez cinco pontos. O Flamengo venceu o primeiro quarto por 18×16.
No segundo quarto, o Flamengo manteve o ritmo e seguiu comandando o placar. O americano Brandon Robinson acerou duas de quatro bolas de três e liderou o placar com oito pontos. Franca não desistiu e também marcou forte para manter o jogo sob controle. Lucas Dias fez sete pontos. O quarto terminou com o placar de 21×18.
No intervalo, o placar era de 39×36 para o Flamengo. O pivô Vitor Faverani falou sobre o que funcionou e o que precisa melhorar no segundo tempo: “Na defesa estamos bem, mas precisamos melhorar bastante no erro com a bola. Isso que permitiu esse placar de 39 x 34. Vamos melhorar e vencer.”
2º Tempo – Flamengo para de jogar na metade do 3º quarto
O Flamengo parecia que ia definir o jogo na primeira metade do terceiro quarto. Forte na defesa e afiado no ataque, o Rubro-Negro abriu 12 pontos de vantagem, mas ai parou de jogar. Franca ajustou a defesa e foi voltando no jogo. O terceiro quarto acabou com a parcial 17×13 para os paulistas.
Mais do mesmo no quarto período. O Flamengo fez apenas dez pontos e deixou o jogo escapar. No finalzinho, Yago ainda teve o arremesso da vitória, mas nem no aro acertou. Apático e errando até lance livre, o Flamengo decepcionou os mais de três mil rubro-negros que foram ao Maracanazinho.
Ao fim do jogo, Olivinha reconheceu que a situação é difícil: “A gente teve uma oportunidade de matar o jogo, mas não conseguimos. A gente se meteu em um buraco e precisa sair dele. O Franca tem que ganhar da gente mais uma vez. Ainda tem muita coisa a acontecer. Nos temos que manter a cabeça boa.”
Flamengo e Franca voltam a se enfrentar no sábado (4), às 16h15. Uma vitória do time paulista fecha a série. O Rubro-Negro precisa vencer para levar a série para Franca e tentar o milagre de vencer os dois jogos fora de casa.
Brandon Robinson com 13 pontos e Yago com 12 pontos foram os cestinhas do Flamengo. David Jackson (12) e Lucas Mariano (10) comandaram os pontuadores do Franca.