Nesta quarta-feira (6), o Flamengo perdeu para o São Paulo no Morumbi e deu fim a uma temporada melancólica. Após quatro vices e eliminações precoces no Mundial de Clubes e na Libertadores, o Rubro-Negro terminou em quarto lugar do Brasileirão. Longe de ser coincidência, o desempenho defensivo do time em 2023 foi um dos piores registrados nos últimos anos. Confira os detalhes:
Ao todo, o Flamengo disputou 76 partidas na temporada. Foram 41 vitórias, 15 empates e 20 derrotas. Somando todos os jogos, o Mais Querido sofreu 80 gols. A marca é a pior desde 2014, quando o Fla viu seus adversários marcarem, no total, 83 vezes.
Leia mais: Tite se enfurece contra realidade do futebol brasileiro
Durante os torneios de início de temporada, que incluíram a Supercopa do Brasil, o Mundial, a Recopa e o Carioca, o Flamengo, sob a liderança de Vítor Pereira, disputou um total de 20 partidas. Ao longo desses jogos, a equipe sofreu 23 gols.
Eliminado na Libertadores ainda nas oitavas, os números do Flamengo na competição seguiram a tendência anterior. Assim, o time registrou média de um gol sofrido por jogo, em um total de oito disputados.
Na Copa do Brasil, o Flamengo apresentou maior solidez defensiva. Não à toa, a equipe conseguiu avançar até as finais do torneio. Durante as 10 partidas disputadas, o Rubro-Negro foi vazado apenas 7 vezes.
Por fim, o desempenho do setor defensivo rubro-negro no Brasileirão também foi abaixo do esperado. Com 42 gols sofridos em 38 rodadas, o Flamengo registrou sua segunda pior marca desde 2015, quando concedeu 53 tentos aos seus rivais.
Flamengo terá mudanças no setor defensivo para 2024
Após uma temporada frágil defensivamente, a expectativa é de que o Flamengo promova alterações no setor para 2024. Alguns atletas como Filipe Luís, que anunciou a sua aposentadoria do futebol, e Rodrigo Caio, que não terá seu contrato renovado, já tem sua saída confirmada e não jogarão mais pelo clube a partir do próximo ano.
No entanto, a situação de outros jogadores ainda é incerta. Santos, Pablo, David Luiz e Wesley estão na mira de outros clubes, enquanto surgem rumores sobre a possível saída de Fabrício Bruno.
Por outro lado, o Flamengo está de olho em novos talentos para reforçar a defesa. O nome mais citado é o de Léo Ortiz, zagueiro do Bragantino, que tem despertado grande interesse do clube rubro-negro.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Presidente do Inter abre o jogo sobre atraso no pagamento por Thiago Maia ao Flamengo
- Flamengo nega ter diminuído banco oferecido pelo Corinthians como garantia por Hugo Souza
- Flamengo chega a 15 jogos em branco e tem pior marca desde 2017
- Atlético-MG é punido por atos de violência na final da Copa do Brasil contra Flamengo
- Hugo Souza chora ao falar pela primeira vez após ser comprado pelo Corinthians