Nesta quarta-feira (1º), o Flamengo inicia o mês de novembro buscando os três pontos contra o Santos. A partida acontecerá no Mané Garrincha, em Brasília, às 20h. O time de Tite tem a chance de igualar uma sequência histórica de quatro vitórias seguidas contra o Santos nesta noite.
O Flamengo já contabiliza três triunfos consecutivos diante do Peixe, ou seja, falta apenas um para chegar a melhor marca de 40 anos atrás. A primeira vitória dessa sequência aconteceu ainda em 2022, na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Vila Belmiro, Pedro abriu o placar para o Mengão, Zanocelo empatou e Gabigol fez para concretizar a vitória rubro-negra.
Leia mais: Prognósticos e odds para Flamengo x Santos no Brasileirão
Ainda no Brasileirão de 2022, Flamengo e Santos se reencontraram no Maracanã. O Mais Querido conquistou os três pontos, mas com emoção até o fim. Pedro novamente abriu o marcador e Alex Nascimento descontou para o Santos.
Marinho fez valer a lei do ex aos 78′, Arrascaeta completou o terceiro gol rubro-negro e Gabriel Carabajal até diminuiu para o Peixe. Porém, não foi o suficiente para evitar a derrota por 3 a 2.
De volta a Vila Belmiro neste ano, o placar de 3 a 2 se repetiu, mais uma vez favorável ao Flamengo. Cebolinha, Everton Ribeiro e Pulgar marcaram para o Mengão, enquanto Mendoza e Rodrigo Fernández fizeram os gols santistas.
Qual a maior sequência de vitórias do Flamengo contra o Santos
A maior sequência do Flamengo contra o Santos ocorreu entre maio de 1983 até abril de 1984. Os placares das quatro vitórias do Mengão foram de 3×0, 4×1, 1×0 e 5×0.
Flamengo 3×0 Santos — 1983
Em 29 de maio de 1983, as equipes se encontraram no Maracanã para o jogo decisivo da final do Campeonato Brasileiro. Na ida, o Santos bateu o Fla por 2 a 1, ou seja, o time liderado por Zico precisava de pelo menos dois gols para ficar com o troféu em casa. E assim aconteceu.
O Galinho já deixou tudo igual no agregado no primeiro minuto de jogo. Depois, Leandro colocou o Flamengo na frente, e Adílio sacramentou a vitória de virada aos 89′. O Rubro-Negro conquistou o tri do Brasileirão em 1983.
Flamengo 4×1 Santos — 1984
No ano seguinte, Flamengo e Santos duelaram por outra competição importante: a Libertadores. Na fase de grupos, o Mengão recebeu o Peixe no Maracanã e aplicou o incrível placar de 4 a 1.
Mesmo sem Zico, vendido para a Udinese, o Flamengo deu conta do recado. Carlos Mozer foi o protagonista, marcando os dois primeiros gols rubro-negros. Em seguida, Lino diminuiu para o Santos, mas Lico e Tita arremataram a vitória do Mengão.
Santos 0x1 Flamengo — 1984
Em abril de 1984, o Flamengo visitou o Santos pela terceira rodada do Brasileirão no Morumbi. O placar foi simples: Tita marcou o único gol que deu o triunfo para o Mais Querido ainda aos 3′.
A torcida santista tratava o jogo como o ideal para a vingança contra o Flamengo. Afinal, naquela altura, já eram dois jogos sendo massacrados pelo Rubro-Negro. No entanto, o time liderado por Chico Formiga não conseguiu dar esse gosto a torcida.
Santos 0x5 Flamengo — 1984
Ainda em abril de 84, os times voltaram a duelar pelo jogo de volta na fase de grupos da Libertadores. O placar foi ainda mais elástico do que da última vez, em que o Flamengo ganhou por 4 a 1. Em pleno Morumbi lotado, o Mengão aprontou mais uma contra o Santos e goleou por 5 a 0.
Bebeto, Mozer, Edmar e Tita (2x) marcaram na partida. A goleada humilhante em casa confirmou o Santos na última colocação do Grupo 3, enquanto o Flamengo terminou como líder. O Mais Querido terminou sua campanha na fase seguinte, ao tropeçar contra o Grêmio.
Qual a maior sequência de vitórias do Santos contra o Flamengo
A maior sequência do Santos contra o Flamengo perdurou entre fevereiro de 2002 até julho de 2004. Foram seis derrotas do Rubro-Negro: 2×0, 3×0, 2×0, 2×1, 3×0 e 2×0.
Santos 2×0 Flamengo — 2002
Em jogo válido pelo extinto Torneio Rio-São Paulo, o Santos iniciava sua maior sequência de vitórias contra o Flamengo. Tudo começou em fevereiro de 2002, com Oséas e Marcelo Silva fazendo 2 a 0 para a equipe alvinegra. O time do técnico João Carlos Costa não conseguiu marcar gols e saiu derrotado.
Santos 3×0 — 2002
No Brasileirão do mesmo ano, mais uma derrota do Flamengo. Sem conseguir balançar as redes novamente, o Rubro-Negro assistiu a William, Robert e Robinho marcarem para a vitória do Santos.
Flamengo 0x2 Santos — 2003
O ano mudou, mas as derrotas para o alvinegro praiano seguiam no caminho do Fla. No Maracanã, o Santos visitou o time da Gávea pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória por 2 a 0 foi erguida dos pés de Léo e Elano.
Santos 2×1 Flamengo — 2003
No jogo de volta, ainda no Brasileiro de 2003, o Flamengo tentou reagir. Elano, de novo, e Alex, fizeram para o Santos ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Edílson descontou de pênalti. Mas o Rubro-Negro não conseguiu evitar a sua quarta derrota consecutiva para o Peixe.
Flamengo 0x3 Santos — 2003
Em uma espécie de fase seletiva para a Copa Sul-Americana, Santos e Flamengo se reencontraram. Dessa vez, a missão era difícil para os paulistas, que precisavam ganhar do Mengo no Maracanã para avançarem na competição. O Santos conseguiu o feito, graças a William (2x) e Léo, que marcaram os três gols.
Santos 2×0 Flamengo — 2004
Já em 13 de julho de 2004, o Mais Querido parecia reagir para acabar com a fase derrotas diante o Santos. Conseguiu segurar um empate sem gols na Vila Belmiro até o fim do jogo, mas nos minutos finais, voltou a sofrer. Robinho, aos 80′, e Basílio, aos 88′, castigaram o Flamengo, concretizando a inacreditável sexta vitória consecutiva do Santos no confronto.
Histórico geral do confronto Flamengo x Santos
O retrospecto geral de Flamengo x Santos é equilibrado. Contudo, o clube da Gávea leva uma pequena vantagem. São 133 jogos, com 50 vitórias do Fla e 48 triunfos do Peixe, bem como 35 empates.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Presidente do Inter abre o jogo sobre atraso no pagamento por Thiago Maia ao Flamengo
- Flamengo nega ter diminuído banco oferecido pelo Corinthians como garantia por Hugo Souza
- Flamengo chega a 15 jogos em branco e tem pior marca desde 2017
- Atlético-MG é punido por atos de violência na final da Copa do Brasil contra Flamengo
- Hugo Souza chora ao falar pela primeira vez após ser comprado pelo Corinthians