Estilo de movimento tático que ficou conhecido no Flamengo com a chegada do catalão Domènec Torrent, o famoso ‘jogo posicional’ é uma das principais ideias do técnico argentino Jorge Sampaoli, novo comandante do Rubro-Negro. Logo após a derrota para o Internacional, Sampaoli voltou a falar sobre o esquema, que consiste em jogadores guardando suas respectivas posições no ataque.
“Penso que a resposta terá a ver com que o time encontre uma ideia posicional de jogar. E o protagonismo que pretendo de jogo e que tive em todos os lugares onde estive. A carreira do treinador no futebol brasileiro vive do momento do jogador. Se o jogador faz 40 gols, obviamente que o treinador tem mais vida, e a ideia é muito boa. Mas se o jogador não está contundente, não vamos pensar que fizemos tudo mal. Simplesmente estivemos mal nos detalhes e muito imprecisos na área rival”, disse Sampaoli.
Leia também: Jorge Sampaoli questiona e faz reflexão em coletiva no Beira-Rio
Logo depois, foi a vez de Jorge Sampaoli despistar sobre uma pergunta sobre arbitragem. O profissional deixou claro que não gosta de tocar no assunto e aproveitou para destrinchar um pouco mais sobre o que entende de futebol.
“Bom, de arbitragem eu não falo nunca. Sobre futebol, a ideia é que o time construa desde baixo. E trate de chegar ao campo rival com mais posse de bola e com maiores possibilidades com a bola. E que não jogue um jogo de ida e volta. Venho falado isso desde a minha chegada”, prosseguiu.
Para Sampaoli, Internacional foi cirúrgico contra o Flamengo
“O time (Flamengo) teve momentos muitos bons de jogo, mas não aproveitou em frente ao gol rival. Dessa forma, o rival com muito pouco acabou ganhando o jogo”, finalizou o argentino. Agora, o Mengão volta a campo nesta quarta (26), para enfrentar o Maringá pela Copa do Brasil.