O Flamengo encara o Palmeiras pela Supercopa do Brasil neste sábado (28), às 16h30 (Horário de Brasília), no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha. No entanto, vai ter que superar um tabu se quiser levar a taça. Isso porque um campeão da Copa do Brasil jamais levou o título, exceto pelo Atlético-MG em 2022, mas o time também foi campeão brasileiro. Desde a criação do torneio em 1990, as cinco edições que já aconteceram (1990, 1991, 2020, 2021 e 2022), contaram sempre com o campeão do Brasileirão conquistando a taça.
Vale lembrar que a Supercopa consiste em um jogo entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. Funciona como uma Recopa em jogo único, para definir quem é o grande campeão do país. Em 2021, o Atlético-MG venceu a Copa do Brasil e o Brasileirão e, por isso, a segunda vaga da Supercopa caiu no colo do Mengão, que havia sido o segundo colocado no Campeonato Brasileiro.
Leia Mais: Time misto e briga pelo título: o último Flamengo x Palmeiras
O Flamengo, inclusive, é o time com mais participações. O Rubro-Negro jogou quatro das cinco edições, incluindo a de 1991, e só venceu em 2020 e 2021, justamente como campeão brasileiro em cima dos campeões da Copa do Brasil. O clube tenta quebrar esse tabu contra os palmeirenses e se tornar o primeiro campeão da Supercopa que chega ao torneio como o vencedor da Copa do Brasil. Confira os times que levaram a taça:
- Grêmio – 1990
- Corinthians – 1991
- Flamengo – 2020
- Flamengo – 2021
- Atlético-MG – 2022
Palmeiras pode ser vice da Supercopa para o Flamengo pela segunda vez
Se esse histórico em especial não está favorável, há outro que o Flamengo pode se agarrar. Isso porque o clube já conquistou a Supercopa em cima do Palmeiras, em 2021. A decisão terminou empatada e foi para os pênaltis, mas o Mengão levou a melhor em 2021 no jogo que também aconteceu no Estádio Nacional de Brasília.
O primeiro título do Rubro-Negro na competição, em 2020, após a Supercopa voltar a ser organizada, foi sobre o Athletico. Mas a vitória veio de um jeito mais fácil e o Mengo aplicou 3 a 0 sobre os paranaenses mostrando muita superioridade.