O Ninho do Urubu é considerado o melhor do país e da América do Sul. Não é raro ver visitantes e jogadores elogiando a estrutura do Flamengo. Quando chegam novos atletas, é comum que os reforços façam comentários sobre o CT. Isso deve aumentar ainda mais em 2023 com o projeto de urbanização, embelezamento e principalmente modernização pelo qual o Centro de Treinamentos vai passar.
Segundo o GE, o Flamengo prevê novas estruturas no CT. A ideia é que a equipe fique com dez campos durante o mandato de Rodolfo Landim, incluindo o zero, principal dos projetos. O campo zero terá grama sintética e arquibancada com capacidade para duas mil pessoas, logo na entrada do Ninho. A ideia é que ele seja um miniestádio e quem vai se beneficiar das obras serão as categorias de base, que estão sendo olhadas com muito cuidado pelo Mais Querido. Mas até 2024, o clube quer ter ainda mais campos
“Nessa gestão do presidente Rodolfo Landim, o CT ficará com 10 campos, três dedicados exclusivamente ao profissional e sete dedicados aos atletas da base. Serão campos de alta qualidade, performance e muito adequados para atletas de ponta”, explica Leandro Leme, diretor do Ninho do Urubu.
Leia Mais: Jornalista paulista surta com Vítor Pereira no Flamengo
Leandro ainda fala sobre o miniestádio no campo zero.
“No campo zero já começaram obras de preparação, canalização e de recolhimento de água de chuvas. Pretende-se que ele seja inaugurado até o final da gestão do presidente Landim. Daqui a dois meses será feita a canalização, e o Rio Portão, que fica na entrada do CT, deixará de existir. A intenção do presidente é ter um centro de treinamento adequado para a alta performance, tornando o Flamengo sempre competitivo para ganhar as competições”, conta.
Flamengo deve atender torcedores e mudar entrada do Ninho do Urubu
Uma das maiores reclamações dos flamenguistas é quanto a entrada do CT. Muitos entendem como feio, ou simplesmente que não está no nível que o clube alcançou. O Mengão tem potencial para atrair mais torcedores ao local, bem como turistas, times e seleções que também treinam no Ninho.
“(O urubu) É uma figura tradicional que os torcedores têm muito carinho. Aqui vamos fazer uma urbanização e uma embelezamento. Vamos colocar um conjunto de bandeiras do Flamengo numa dimensão maior”, diz Leandro sobre o projeto para a entrada do CT.
Além disso, projetando o recebimento de turistas, placas em outras línguas também serão colocadas no CT.
“O CT recebe muitos visitantes estrangeiros. As placas serão comunicadas em dois idiomas, no português e no inglês. No primeiro semestre de 2023, estará concluído. Internamente no CT teremos uma comunicação visual mais ampla e mais chamativa”, conclui.
Um dos projetos de embelezamento é colocar imagens de ídolos como Zico, Júnior, Adílio, Adriano e Gabigol em um dos muros.
“Aqui ao nosso lado direito, neste muro, vamos fazer um painel mostrando a tradição do Flamengo, atletas que tiveram destaque ou alguma coisa do momento. Preservamos as palmeiras, que são muito bonitas. As figuras estão definidas, mas elas podem ser mudadas conforme alguma mensagem do momento”, conta.
Investimento na Base
A principal previsão é de investimento nas categorias de base, que terá uma nova academia com uma grande estrutura. A tecnologia avançada do CT vai permitir, por exemplo, medir velocidade e movimento com medidores de velocidade. A academia fica no campo cinco e conta com grama natural. Dessa forma, vai atender melhor a base, que treina no campo citado. O campo seis também fica perto do local, mas contará com grama sintética.