O Flamengo recebe o Bahia na quinta-feira (12), no Maracanã, às 21h30, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Mengão tem a vantagem no confronto, por ter vencido o primeiro jogo, por 1 a 0. Além de largar atrás no Rubro-Negro no placar, o time baiano vai ter que fazer algo que nunca conseguiu no mata-mata da Copa: virar o confronto contra o adversário que decide em casa.
Desde que a competição foi criada em 1989, o Bahia conseguiu reverter o resultado em quatro oportunidades: 1989, nas oitavas, contra o Cruzeiro; 1999, contra o Botafogo-SP; 2000, na 2ª fase, contra o Ji-Paraná; e em 2012, na 2ª fase, contra o Remo.
➕Flamengo x Bahia: vidente prevê 2º jogo pela Copa do Brasil
O grande detalhe é que em todos os casos em que inverteu a eliminatória, o time baiano fez a última partida como mandante, o que não acontecerá contra o Mengão, que decide a classificação no Maracanã.
Outro tabu que a equipe baiana terá que quebrar para chegar as semifinais é contra o Flamengo. Em cinco oportunidades em que as equipes se cruzaram na Copa do Brasil, são três vitórias flamenguistas e dois empates.
Tite nunca sofreu virada e Ceni nunca venceu o Flamengo
O tabu também estará no comando do Flamengo. Em dez oportunidades em que viu seu time sair na frente no primeiro jogo na Copa do Brasil, o técnico Tite nunca sofreu uma virada.
Mesmo quando foi derrotado na segunda partida, como contra o Palmeiras, nas oitavas de final desde ano, a vantagem do primeiro jogo levou o time de Tite para a próxima fase.
Se do lado do técnico do Flamengo tem tabu positivo, do lado baiano o tabu da comissão técnica é bem negativo. Em 13 partidas contra o Rubro-Negro, o técnico Rogério Ceni nunca venceu um jogo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Ex-Flamengo é anunciado em clube do Amazonas
- Sesc Flamengo x Sesi Bauru: Juju aponta caminho para voltar a vencer na Superliga
- Varela ‘bate o martelo’ sobre futuro no Flamengo em 2025
- Leila Pereira volta a acusar Gabigol de tentar usar Palmeiras ‘de trampolim’
- Notícias do Flamengo: Pitta, Fortaleza e Borussia