Vitoriosa e desgastante. Assim é possível definir a temporada do Flamengo em 2022, que acabou com os títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Presente em todas as finais possíveis no ano, o Flamengo termina a temporada como o time que mais disputou partidas no mundo.
Entre Campeonato Estadual, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Supercopa, o Mais Querido entrou em campo 77 vezes neste ano. O único time que disputou o mesmo número de partidas foi o São Paulo, que também foi longe nas copas e foi vice da Sul-Americana.
Leia mais: Flamengo bate recorde e alcança patamar histórico em 2022
O Flamengo entrou em campo pela primeira vez no dia 26 de janeiro, contra a Portuguesa-RJ, pela Taça Guanabara, enquanto sua última partida foi contra o Avaí, no dia 12 de novembro. Com o término do calendário sendo antecipado por conta da Copa do Mundo, a maratona de jogos foi ainda mais insana em 2022. Na média, o Flamengo disputou uma partida a cada três dias, de janeiro a novembro.
Nos últimos anos, por exemplo, o Flamengo não chegou aos 77 jogos. Portanto, em 2021, mesmo chegando na final da Libertadores, o Rubro-Negro encerrou a temporada com dois jogos a menos, 75. Já em 2020 o número é ainda menor, foram 67 jogos. No ano mágico, em 2019, o time campeão Carioca, Brasileiro e da Libertadores entrou em campo 76 vezes.
Além do Flamengo, veja o número de jogos dos campeões pelo mundo
- 77 – Flamengo e São Paulo
- 58 – Manchester City (Inglaterra)
- 57 – Boca Juniors (Argentina)
- 56 – Real Madrid (Espanha)
- 53 – Porto (Portugal)
- 50 – PSG (França)
- 48 – Milan (Itália)
- 47 – Bayern de Munique (Alemanha)