De acordo com levantamento feito pelo O Globo, o Flamengo já tem todo o seu elenco imunizado com a primeira dose da vacina contra Covid-19.
Maioria dos jogadores foram vacinados no dia 19 de agosto, quando desembarcaram no Rio de Janeiro após o jogo contra o Olimpia na Libertadores.
Everton Ribeiro foi o único atleta a postar nas redes sociais sobre sua imunização. O meia vacinou pouco antes do resto do elenco, no dia dois de agosto.
Segundo informações, o elenco do Flamengo tomou a vacina da Pfizer e as segundas doses serão aplicadas entre 28 e 31 de outubro.
IMUNIZAÇÃO PELA CONMEBOL
O Flamengo pretendia vacinar todo seu elenco com as doses fornecidas da CONMEBOL para CBF. A entidade brasileira recebeu uma doação de 50 mil doses da Coronavac.
No entanto, como as vacinas não foram enviadas para o clube, a diretoria Rubro-Negra organizou com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, a vacinação do elenco no aeroporto do Galeão, no dia 19 de agosto.
Foi desta forma que o Flamengo achou uma brecha, para a imunização, entre as competições que disputa — Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
EXIGÊNCIA DE IMUNIZAÇÃO COMPLETA NO URUGUAI
No início de outubro, a CONMEBOL informou ao Flamengo e aos demais clubes finalistas da Copa Libertadores e Sul-Americana, que as delegações só poderão entrar no Uruguai – país onde serão realizadas as finais – completamente vacinados contra Covid-19. Ou seja, imunizados com as duas doses ou dose única.
A exigência é determinação do governo uruguaio que não abrirá exceções para disputas de jogos.
As vacinas aprovadas pela Anvisa e aplicadas no Brasil são aceitas no país. A CONMEBOL já pediu que a CBF envie a lista de profissionais que irão para o Uruguai e qual é a situação vacinal deles.