O Flamengo escolheu um momento insólito para divulgar uma nota sobre o aniversário de cinco anos da tragédia do Ninho do Urubu. O clube postou a nota em suas redes sociais no intervalo do clássico contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca.
Em 8 de fevereiro de 2019, o clube viveu sua maior tragédia. Um incêndio no Ninho do Urubu levou à morte de dez adolescentes de entre 14 e 16 anos de idade que moravam no centro de treinamento.
Leia mais: Autora de livro sobre tragédia do Ninho reclama de ausência em museu
Íntegra da nota divulgada pelo Flamengo sobre a tragédia
“Amanhã fará cinco anos da maior tragédia da história do Flamengo. Perdemos dez jovens atletas e não podemos – nem queremos – esquecer disso. Temos que rememorar nossos jovens eternamente, a cada dez minutos de cada jogo e sempre.
Será um dia muito difícil para as famílias daqueles dez jovens atletas e isso consterna a todos nós e nossa grande torcida. É dia de lamentar e de pedir a Deus por eles. Dia de nos solidarizarmos com as famílias e dar condolências.
O clube recebeu várias consultas de muitos veículos de comunicação. Sinteticamente, o clube tem a dizer o seguinte:
Desde o trágico dia, o clube prestou toda assistência às famílias, tanto psicológica, como financeira.
Após algum tempo e independentemente de processo judicial, o clube firmou acordo com nove das dez famílias que tiveram vítimas fatais e com todos os sobreviventes. Essas famílias consideraram justos os valores da indenização e os aceitaram.
A única família que não aceitou o acordo recebe, mensalmente, uma pensão do clube, independentemente de processo judicial, e o Flamengo continua aberto para alcançar uma composição com eles, a quem muito preza.
O Flamengo tem o maior respeito e carinho pelas famílias, de modo que externamos aqui, mais uma vez, nossos mais sinceros sentimentos a todos.”
Flamengo ainda não chegou a acordo com família de Christian
A família com quem o Flamengo não alcançou acordo é a do goleiro Christian Esmério, que tinha 15 anos à época da tragédia. Também morreram no incêndio Athila Paixão, Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, Bernardo Pisetta, Gedson Santos, Jorge Eduardo Santos, Pablo Henrique da Silva Matos, Rykelmo de Souza Vianna, Samuel Thomas Rosa e Vitor Isaías.
O comentarista Eric Faria, da Globo, criticou o momento de divulgação da nota: “Não é possível que a diretoria do Flamengo não tinha nenhum outro momento amanhã para falar sobre a tragedia no Ninho cinco anos atras. No intervalo de um clássico? Na surdina? Escondido? Se for pra ninguém ler, eu ajudo na divulgação!
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Brasileirão e Gabigol
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção