O Flamengo é tricampeão da Copa Super 8 de Basquete! Neste sábado (3), o Orgulho da Nação venceu o Unifacisa por 83 a 77, em Maracanãzinho lotado, e se tornou o clube com o maior número de títulos da competição nacional. O grande destaque da final foi Gabriel Jaú, com duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes.
Em jogo que começou equilibrado, o Mengão contou com ótima atuação de Scott Machado para assumir a liderança no placar ainda no fim do primeiro período. Em seguida, embalado pela Nação, o time dominou a partida com alta intensidade defensiva e viu a vantagem crescer a cada quarto.
➕: Bahia ‘barra’ despedida de Everton Ribeiro da torcida do Flamengo no Maracanã
Esta é a primeira vez que o Flamengo conquista uma Copa Super 8 jogando em casa. Os outros dois títulos, em 2019 e 2021, foram vencidos na cidade de São Paulo.
Com o título da Copa Super 8, o Flamengo garante vaga na próxima Basketball Champions League Américas. Bicampeão do principal torneio de clubes do basquete sul-americano, o Orgulho da Nação está disputando a atual edição e já está confirmado em 2024/25 independente dos próximos resultados.
Como foi Flamengo x Unifacisa
1º tempo
O primeiro período teve início muito disputado, mas com muito erros. Flamengo e Unifacisa imprimiram muita intensidade na defesa, o que dificultou o acerto nos arremessos para os dois times. O jogo mudou cenário apenas nos minutos finais, com ótimo rendimento do Mengão nos arremessos para dois e vantagem no placar.
Com 50% de aproveitamento nos arremessos para dois, contra apenas 20% do Unifacisa, o Fla conseguiu distância no placar no minuto final. Com grande atuação de Scott Machado e Maique, que somaram 12 pontos saindo do banco, o Orgulho da Nação fechou o primeiro período vencendo por 23 a 19.
O começo do segundo período foi marcado pela agressividade defensiva do Flamengo. Com minutos de quarto, o Orgulho da Nação tinha permitido penas cinco pontos ao adversário. Mas a intensidade na defesa não diminuiu o ímpeto ofensivo do Mengão, que seguiu com aproveitamento acima dos 40%.
O Unifacisa chegou a ameaçar uma reação com sequência de bolas de três pontos. Mas o Orgulho da Nação retomou o domínio da partida e, embalado pela festa da torcida no Maracanãzinho, o time conseguiu terminar o quarto vencendo por 43 a 38.
2º tempo
O terceiro período foi de show do Flamengo no Maracanãzinho. O Mengão teve seu melhor desempenho defensivo até então, permitindo apenas 14 pontos ao adversário, e teve aproveitamento de 60% nos arremessos de dois pontos. Assim, a vantagem que era de cinco pontos subiu para 15: 67 a 52 para o Mengão.
O Unifacisa voltou a acelerar a diminuiu a distância para sete pontos na primeira metade do quarto final. Mas grandes jogadas de Didi Louzada e Gabriel Jaú fizeram o Mais Querido retomar a vantagem para 13 pontos restando dois minutos para o fim. Com a festa da torcida e o título encaminhado, o Flamengo precisou apenas gastar o tempo e aguardar a vitória sobre o Unifacisa.
Destaques do Flamengo na grande final da Copa Super 8
- Gabriel Jaú: 16 pontos e 11 rebotes
- Scott Machado: 16 pontos e 7 assistências.
- Didi Louzada: 16 pontos e 6 rebotes.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão