Após série eletrizante com o Mogi nas semifinais da competição, o Flamengo jogou na tarde deste sábado (21) a primeira partida da série melhor de 5 que definirá o campeão do NBB 8. O jogo foi em Marília, no Ginásio Neusa Galetti, casa do Bauru, adversário na final. A partida foi equilibrada desde o início, mas com um quarto período massacrante, o Flamengo garantiu importante vitória fora de casa e fez 1×0 na série final.
O primeiro quarto começou equilibrado e acabou com ligeira vantagem do Bauru no placar. O Flamengo errava muito nas idas ao ataque e desperdiçou chances importantes. O time da casa chegou a abrir 7 pontos de frente, quando converteu três ataques seguidos, enquanto o Flamengo não aproveitou suas oportunidades de somar pontos. Os destaques do quarto foram Robert Day do Bauru, com 8 pontos, e Ronald Ramon que marcou 7 pontos do Flamengo no quarto, que terminou 19 a 14 para o Bauru no placar.
No segundo quarto do jogo o Flamengo melhorou e conseguiu ficar à frente do placar. JP Batista, que não havia marcado na primeira etapa do jogo, converteu 8 pontos para o Flamengo e foi o destaque do quarto. Nas assistências, Mineiro foi o melhor com 3 assistências no quarto. Embora tenha jogado melhor no quarto, o Flamengo continuou errando na defesa e terminou novamente o quarto atrás no placar, que ficou em 39 a 38 para o Bauru ao final do período, com destaque para Hettsheimeir, que marcou 8 pontos no período.
A exemplo dos outros tempos, o terceiro quarto também foi equilibrado, com apenas 1 ponto de diferença entre as equipes no período. Pelo lado rubro-negro, Olivinha se destacou e conseguiu marcar 7 pontos no quarto. Embora tenha ido bem, o ala não foi o maior pontuador do quarto. A marca ficou com Jefferson do Bauru, que fez 10 pontos no período que terminou 62 a 60 para o Bauru.
O último quarto da partida marcou a melhor atuação rubro-negra na partida. O Flamengo chegou a fazer 11 pontos no quarto, sem que a equipe de Bauru marcasse nenhuma vez no período. Como consequência da boa atuação no ataque e eficiência na defesa, a equipe rubro-negra chegou a abrir 9 pontos de frente no período. O Flamengo conseguiu se manter à frente no placar durante todo o quarto e garantiu a vitória no jogo por 83 a 77. Os destaques da equipe no período foram Olivinha, cestinha rubro-negro, com 7 pontos, e Marcelinho que marcou 6 pontos, 2 deles em lances livres decisivos quando faltavam menos de 30 segundos para o término da partida.
Com o resultado, o Flamengo pode comemorar o quinto título da história do NBB já no próximo sábado. Para isso, a equipe rubro-negra precisa confirmar as duas vitórias em casa na próxima quinta (26) e sábado (28). Ambas partidas serão realizadas na Arena Olímpica no Rio de Janeiro, sendo o jogo 2 às 17h e o jogo 3 às 14h10.
Cestinhas
Bauru – Hettsheimeir – 25 pontos
Flamengo – Olivinha – 16 pontos
Assistências
Bauru – Paulinho Boracini – 6 assistências
Flamengo – Marcelinho e Marquinhos – 4 assistências cada
Rebotes
Bauru – Hettsheimeir – 7 rebotes
Flamengo – Olivinha – 6 rebotes